Brasil retoma participação na Xiamen Stone Fair, principal feira de rochas do Oriente
Superado o impacto causado pela pandemia do Covid-19, após toda restrição de entrada de imigrantes na China, o Brasil retoma sua participação na Xiamen Stone Fair, principal feira de rochas ornamentais do Oriente, que acontece de 05 a 08 de junho em Xiamen, na Província de Fujian. O país será representado por 11 empresas apoiadas pelo It’s Natural – Brazilian Natural Stone, projeto de incentivo às exportações de rochas ornamentais brasileiras que é executado pelo Centro Brasileiro dos Exportadores de Rochas Ornamentais (Centrorochas), com apoio da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil).
Amagran, Cajugram, Corcovado, Decolores, Gramazini, Magban, Margramar, Pedra do Frade, Polita, Santo Antonio Stones e Willcomex são as empresas que compõem a delegação brasileira presente no evento. Nos estandes instalados no Hall A5, elas irão exibir um pouco da maior diversidade geológica do planeta e explorar o grandioso mercado chinês.
A China desempenha um papel extremamente significativo no mercado de rochas do Brasil. O país o segundo maior destino das exportações brasileiras do segmento, ficando atrás apenas dos Estados Unidos. Em 2022, o Brasil registrou recorde histórico de faturamento de U$ 163 milhões com as exportações para a China, sendo mais de 90% do consumo na forma bruta dos materiais. O granito brasileiro é o produto mais importado pelos chineses, representando 61% dos negócios; enquanto quartzitos e mármores, representam 18,5% e 12%, respectivamente.
No primeiro quadrimestre de 2023 já foram exportados para a China U$ 44 milhões, reforçando a importância desse mercado para o setor nacional. “Com uma indústria de construção em expansão e uma demanda cada vez maior por materiais de construção de alta qualidade, as rochas ornamentais brasileiras são altamente valorizadas no mercado chinês devido à sua diversidade de cores, padrões únicos e qualidade superior”, afirmou o presidente do Centrorochas, Tales Machado.
Para Rogério Ribeiro, gerente do It’s Natural, a participação das empresas no evento se dá como uma estratégia importante para impulsionar as exportações. “A presença brasileira nesse mercado é reconhecida pela qualidade dos produtos e pela capacidade de atender às exigências dos consumidores chineses”, pontuou.
Sobre o It’s Natural – Brazilian Natural Stone
O It’s Natural – Brazilian Natural Stone é um programa de incentivo às exportações desenvolvido pelo Centro Brasileiro dos Exportadores de Rochas Ornamentais (Centrorochas) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil). O programa tem por objetivos estimular e aumentar as exportações de rochas ornamentais brasileiras, através de um conjunto de ações estratégicas de internacionalização com ações de promoção, fortalecimento da imagem e desenvolvimento do setor no mercado mundial.
Sobre o Centrorochas
O Centro Brasileiro dos Exportadores de Rochas Ornamentais está presente em todas as demandas nacionais para aumentar a competitividade do setor de rochas ornamentais. A entidade atua diretamente dando suporte nos trâmites relacionados à presença do empresário brasileiro no exterior combinando com atividades comerciais e operacionais relativas ao desenvolvimento e evolução das empresas brasileiras.
Sobre a ApexBrasil
A ApexBrasil atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. Para alcançar esses objetivos, a Agência realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil.