CACHOEIRO: Doação de órgãos é tema de evento multidisciplinar no Hospital da Unimed Sul Capixaba
Evento realizado em celebração ao Dia Nacional de Doação de Órgãos destacou a preparação do hospital para a captação de órgãos e o papel da equipe multidisciplinar no processo
O Hospital Unimed Sul Capixaba promoveu no dia 23 de setembro o I Simpósio Multidisciplinar de Doação de Órgãos e Tecidos, como parte das ações para conscientizar e orientar sobre a importância da doação de órgãos. O evento, que ocorreu em alusão ao Dia Nacional de Doação de Órgãos celebrado em 27 de setembro, reuniu especialistas para debater os desafios e as práticas na captação e doação de órgãos.
O neurologista da Unimed Sul Capixaba, Waldemar Algemiro, abriu o simpósio com uma palestra sobre “Diagnóstico de Morte Encefálica e Eletroencefalograma”, destacando também a importância da manutenção do potencial doador. A fisioterapeuta Letícia Correia seguiu abordando o tema “Teste de Apneia” e, para encerrar, a equipe da Central de Transplantes do Espírito Santo, representada pelas enfermeiras Cibele Moreira e Élida Lerke, falou sobre o impacto transformador do ato de doar órgãos, com o tema “Doe órgãos, uma atitude que muda o mundo”.
A enfermeira do Hospital Unimed Sul Capixaba, Patrícia Barbosa Mendonça, explica que recentemente o hospital passou a contar com uma Comissão Intra-Hospitalar para Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT), da qual ela faz parte, e tem como principal objetivo organizar e implementar rotinas e protocolos que garantam um processo eficiente e humanizado de doação de órgãos e tecidos.
“Sua atuação é fundamental para assegurar que todas as etapas sejam seguidas com precisão, desde a identificação do potencial doador até a efetiva captação dos órgãos, contribuindo para a ampliação de oportunidades de transplantes e salvando vidas”, conclui Patrícia.
A diretora do Hospital Unimed Sul Capixaba, Grazielle Grilo, destacou a necessidade de ações educativas para sensibilizar as famílias sobre a importância da doação de órgãos. “Sem doação, não há transplante. No Hospital Unimed, realizamos ações para orientar e sensibilizar os usuários e familiares sobre a importância da doação. Este é um trabalho multiprofissional conduzido com respeito, pois entendemos que dizer ‘sim’ após a perda de um ente querido pode ser difícil e doloroso, mas também pode transformar a vida daqueles que esperam por um transplante”, enfatizou.
Desde outubro de 2023, o Hospital Unimed Sul Capixaba tem realizado a captação de órgãos para transplante, incluindo córneas, rins e fígado, contribuindo para oferecer novas oportunidades a quem aguarda na fila única de transplantes. A iniciativa reforça o compromisso da cooperativa em promover ações de conscientização e apoio a pacientes e familiares durante todo o processo de doação.