Cachoeiro e Anchieta têm palestra sobre eleições
Formar cidadãos que conheçam o processo eleitoral para fiscalizar e escolher melhor os seus representantes. Com essa fala o presidente da Assembleia Legislativa (Ales), deputado Marcelo Santos (Podemos), abriu a terceira apresentação do advogado Marcelo Nunes no ciclo de palestras sobre a nova legislação eleitoral. Na última sexta-feira (23) foi a vez de o município de Cachoeiro de Itapemirim sediar o evento, abrangendo a Região Sul do estado.
“A participação popular demonstra claramente que o cidadão quer conhecer como funciona o regramento eleitoral, principalmente (para atuar) como fiscal. Não basta apenas a Justiça Eleitoral cumprir o seu papel, se ela tiver o apoiamento de cidadãos conscientes do seu papel no processo eleitoral, e mais ainda, conhecedores do regramento, nós teremos uma eleição mais limpa”, afirmou o presidente.
“E é esse o resultado que nós almejamos. Ou seja, eleições limpas, candidatos que conheçam as regras, que saibam o que pode e o que não pode fazer e cidadão atualizado. Eu fico muito feliz pelo projeto que nós apresentamos para a sociedade. A gente percebe pela grande adesão aqui em Cachoeiro, em plena sexta-feira, com a casa cheia”, complementou o parlamentar.
Redes sociais
Um dos principais assuntos abordados pelo advogado Marcelo Nunes – a regra para o uso das redes sociais por candidatos e eleitores – despertou muito interesse nos participantes. O deputado Allan Ferreira (Podemos), que é do município de Cachoeiro de Itapemirim, comentou sobre o assunto.
“Muita gente me pergunta o que pode ou não ser feito durante a pré-candidatura. É um tema de muita relevância, nós estamos prestes a começar já com as campanhas. Quando você recebe esse nível de informações, você fica mais confortável. Principalmente hoje, com as redes sociais, saber como pode ser usado esse recurso. Pra mim é importante estar aqui e buscar ainda mais conhecimento, nós recebemos uma verdadeira aula”, disse o parlarmentar.
O chefe do Legislativo de Cachoeiro, Brás Zagotto (Podemos), agradeceu a iniciativa da Assembleia Legislativa. “Trazer conhecimento para nós é importantíssimo. Tem até presidente de partido que não sabe como vai funcionar o processo eleitoral. Então estou feliz pelo nosso município estar recebendo esse evento, vai ser útil para partidos, candidatos e assessores saberem como proceder nas eleições de 2024”, avaliou o vereador.
Anchieta
Na quinta-feira (22), a palestra foi realizada em Anchieta, abrangendo a região Litorânea Sul do Espírito Santo. O prefeito do município, Fabrício Petri (PSB), falou sobre o caráter orientativo das palestras. “Parabenizar a Assembleia por estar fazendo, em diversos municípios, de forma regionalizada, esse circuito de palestras, para orientar não só o cidadão, mas sobretudo os candidatos do pleito agora de 2024”, comentou.
“Para que tudo ocorra com segurança, para que os candidatos possam ter tranquilidade e ciência das suas chances, já que constantemente a legislação eleitoral muda, especialmente para os fins de quociente eleitoral. Isso tudo acaba trazendo um pouco mais de tranquilidade para o candidato e também para os partidos”, concluiu o prefeito.
Palestras
A palestra realizada em Cachoeiro encerrou a primeira semana desse ciclo, que está sendo realizado pela Ales, por meio das diretorias da Casa dos Municípios e de Relações Institucionais. Durante as apresentações, o advogado e especialista em direito eleitoral Marcelo Nunes esclarece sobre temas como uso de material visual, redes sociais, quociente eleitoral, composição de chapas, divulgação de pesquisas, uso de recursos, prestação de contas, entre outros assuntos pertinentes ao regramento eleitoral.
Confira a agenda das próximas palestras
- 28/02 Santa Teresa
- 06/03 Nova Venécia
- 07/03 Conceição da Barra
- 08/03 Colatina
- 14/03 Ales
- 21/03 Linhares