Capital Estadual da Culinária Suína: Lei que dá título a Vargem Alta avança na Ales
Foi acatado requerimento de urgência para o Projeto de Lei (PL) 373/2024, de Callegari (PL), que confere ao município de Vargem Alta o título de “Capital Estadual da Culinária Suína”. A solicitação foi acolhida durante a sessão ordinária da Assembleia Legislativa (Ales) desta terça-feira (17).
De acordo com o parlamentar, a popularidade dessa culinária na cidade tem relação com a tradição local de criação de suínos, que começou como forma de subsistência e se transformou em uma atividade econômica forte. “Vargem Alta possui papel de grande importância na produção capixaba, representando mais de 11% do quantitativo de animais produzidos (dados de 2023)”, afirma na justificativa da matéria.
Ele destaca que eventos como o Festival do Leitão no Rolete e o Festival da Carne Suína são exemplos de como essa culinária é apreciada pelo povo vargem-altense, e que ainda conta com apelo turístico e cultural. Tais iniciativas são realizadas por meio de parceria entre os produtores locais e a Associação de Suinocultores do Espírito Santo (Ases) como forma de promover o consumo da carne de porco.
Com a aprovação do pedido, a matéria agora está apta a fazer parte da pauta da Ordem do Dia da próxima sessão, a ser realizada na manhã desta quarta-feira (18).
Trancamento da pauta
A pauta de votações permaneceu trancada porque o deputado Mazinho dos Anjos (PSDB) manteve o pedido de prazo regimental no veto parcial do governo do Estado ao Projeto de Lei (PL) 352/2021, do Engenheiro José Esmeraldo (PDT), que institui o Selo Empresa Incentivadora da Educação de Funcionários no Espírito Santo. Essa proposta virou a Lei 12.176/2024.
Com a manutenção do pedido de prazo, todos os itens constantes na pauta desta terça voltam a compor a da sessão desta quarta.