CASTELO/ES: Construção do Plano de Contingência de enchentes conta com a contribuição de profissionais em formação do Icepi

No dia 1º deste mês, a docente-assistencial Daniele Louzada e as enfermeiras Isabela Lopes, Alice Catabriga e Laura Viana, do Programa Estadual de Qualificação da Atenção Primária à Saúde (Qualifica-APS), participaram de uma reunião com a Defesa Civil do município de Castelo, onde atuam, para contribuírem com o Plano de Contingência de enchentes. No encontro, elas compartilharam experiências vivenciadas nos seus territórios de atuação como forma de auxiliar em cenários de chuvas intensas e enchentes.

As profissionais, supervisionadas pela docente, passam pelo Aperfeiçoamento em Enfermagem na Atenção Primária à Saúde, do Qualifica-APS, e as atividades de intersetorialidade fazem parte dessa formação em serviço.

Essa foi a segunda reunião da equipe do Provimento com a Defesa Civil de Castelo. Na primeira, ocorrida em 21 de novembro, estiveram presentes as enfermeiras Maria Constantino, Milenna Tessinari, Talyta Alvarenga e Elisabete Vale, a docente-assistencial Daniele Louzada e, ainda, os representantes da Regional de Cachoeiro de Itapemirim da Defesa Civil Estadual (REPDEC), capitão Joelson Moulin e subtenente Solimar Borges.

Entre os tópicos discutidos na ocasião, estavam a atualização da lista de pessoas com deficiência ou limitações motoras e pacientes acamados – que, em situações de catástrofe, precisam ser imediatamente retirados das áreas de risco; os pontos de atendimento em locais específicos; e as ações de orientação à população sobre prevenção de desastres.

“Esses momentos de intersetorialidade são produtivos, enriquecedores e de extrema importância para tomada de decisões, assim como para a sensibilização e capacitação sobre esse tema. Tivemos a oportunidade de frisar a importância de um treinamento nesse sentido nos territórios”, destacou Daniele Louzada.

O ICEPi oferta aperfeiçoamentos e especializações uniprofissionais (médicos, dentistas e enfermeiros) e multiprofissionais (eMulti e Consultório na Rua) para formação em serviço na Atenção Primária à Saúde, por meio da cooperação entre o Estado e os municípios.

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *