Centrorochas e ApexBrasil promovem palestra sobre as rochas brasileiras em Nova York
Ocupando o primeiro lugar no ranking mundial em diversidade geológica com mais de 1.200 variedades de materiais, as rochas ornamentais brasileiras terão destaque inédito durante a mostra Casa Brasil Nova York 2022 que acontecerá entre os dias 11 e 25 de maio. No dia 16, às 19h15, acontecerá a palestra “Conheça o poder das rochas brasileiras”, ministrada pelo especificador internacional, Paulo Giafarov. A ação é promovida pelo Centro Brasileiro dos Exportadores de Rochas Ornamentais (Centrorochas) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), por meio do projeto setorial It’s Natural – Brazilian Natural Stone.
Segundo o vice-presidente do Centrorochas, Fabio Cruz, a palestra tem como objetivo divulgar o potencial do setor de rochas nacional para os especificadores presentes na mostra. “Além do potencial de extração, o país possui um grande parque fabril para fornecimento de produtos acabados, semiacabados, obras de arte, de design, arquitetura, dentre outras. O privilégio de possuir grandes reservas minerais permite a produção em alta escala para atender demandas em grandes volumes”, pontuou. Graças à capacidade tecnológica de produção, as rochas brasileiras passam por processos modernos e ambientalmente sustentáveis. Mais de 95% de toda a água utilizada no processo produtivo é totalmente reaproveitada.
“Podemos dizer, sem sombra de dúvida, que nossos materiais surpreendem pelas cores, texturas, padrões e qualidade de acabamento”, destaca o especificador internacional de rochas ornamentais Paulo Giafarov que vai destacar também, em sua palestra, sobre as possibilidades de uso e criação com as os materiais nacionais.
Além da palestra no dia 16/05, o setor de rochas ornamentais brasileiro também participará, no dia 14, do Seminário Técnico com Especificadores. A participação nacional na Casa Brasil Nova York 2022 também acontece por meio das empresas do segmento que estarão expondo peças de design exclusivos na mostra. Conheça as peças expostas e confeccionadas em materiais ornamentais extraídos no Brasil:
· CF Stones
Trio de peças que, juntas, formam um centro de mesa com 1,15 m de comprimento e 30 centímetros de largura, desenvolvido como resultado de cálculos geométricos, resultado de um algoritmo criado pelo designer Ludson Zampirolli. A peça faz parte da coleção “Tray” e foi desenvolvida com tecnologia CNC, sigla do inglês Computer Numeric Control, um sistema que permite o controle de máquinas, no beneficiamento das rochas por cortes, desbastes e rebaixos a partir de projetos 2D e 3D, que são transformados em peças de design e arquitetura sob medida. Confeccionada em Mármore Branco com incrustações de verde em corte único e extraída no Espírito Santo.
· Samuel de Almeida + Pemagran
Conjunto de cinco peças com tamanhos distintos nomeado ‘It’s One’, criada pelo designer Samuel de Almeida. Peças confeccionadas em hard granite Verde Vitória, da empresa Pemagran e extraído na Bahia. As peças juntas pesam em média 355 kg
Programação
Casa Brasil Nova York, de 11 a 25 de maio
477 Broadway/ 52 Mercer, Nova York, NY 10013 – USA
14/05
19h15 – Seminário técnico com especificadores
16/05
19h15 – Seminário “Conheça o poder das rochas brasileiras”
Sobre o It’s Natural – Brazilian Natural Stone
O It’s Natural – Brazilian Natural Stone é um programa de incentivo às exportações desenvolvido pelo Centro Brasileiro dos Exportadores de Rochas Ornamentais (Centrorochas) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil). O programa tem por objetivos estimular e aumentar as exportações de rochas ornamentais brasileiras, através de um conjunto de ações estratégicas de internacionalização com ações de promoção, fortalecimento da imagem e desenvolvimento do setor no mercado mundial.
Sobre o Centrorochas
O Centro Brasileiro dos Exportadores de Rochas Ornamentais está presente em todas as demandas nacionais para aumentar a competitividade do setor de rochas ornamentais. A entidade atua diretamente dando suporte nos trâmites relacionados à presença do empresário brasileiro no exterior combinando com atividades comerciais e operacionais relativas ao desenvolvimento e evolução das empresas brasileiras.
Sobre a ApexBrasil
A ApexBrasil atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. Para alcançar esses objetivos, a Agência realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil.