Cidadania digital: ‘Colatina On’ será reconhecido como Projeto Inovador no Espírito Santo
Com a instalação de 100 pontos de wi-fi gratuitos, Prefeitura democratiza o acesso da população à internet; Programa será premiado no 1º Congresso Capixaba de Cidades Digitais e Inteligentes
O Programa “Colatina On”, uma iniciativa da Prefeitura de Colatina que democratiza o acesso da população local à internet de forma gratuita, será reconhecido como Projeto Inovador 2024 durante o 1º Congresso Capixaba de Cidades Digitais e Inteligentes, que acontece em Vitória nos dias 26 e 27 de junho, no SESI, Jardim da Penha. A partir do programa, a gestão municipal distribuiu 100 pontos de acesso à wi-fi em 38 espaços públicos da cidade, incentivando o uso dos recursos digitais para educação, trabalho e participação cívica.
De acordo com a Coordenadora na Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação de Colatina, LayaneFereguetti, o “Colatina On” teve como objetivo modernizar a gestão pública. “Os estudantes podem acessar materiais didáticos e plataformas de ensino à distância, os trabalhadores podem encontrar oportunidades de emprego e realizar tarefas remotamente, e os cidadãos podem acompanhar e fiscalizar as ações da administração pública de forma mais transparente e participativa”, destaca ela. “Este projeto não só melhora a qualidade de vida dos munícipes, mas também posiciona Colatina como uma cidade preparada para os desafios do futuro digital”, completa.
Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a falta de acesso à internet em Colatina refletia um problema nacional. Em 2021, 35,5 milhões de brasileiros com 10 anos ou mais não usavam a internet, representando 19% dessa faixa etária. Esses números, fornecidos pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), destacavam uma exclusão digital que limitava a participação dos cidadãos na sociedade digital. Para a gestora, a iniciativa surgiu como resposta a esses desafios ao disponibilizar internet gratuita em espaços públicos, proporcionando cidadania digital aos colatinenses. “Queremos garantir inclusão digital a todos, independentemente de sua condição socioeconômica”, ressalta Layane.
Projetos Inovadores – Para a seleção e o reconhecimento, são considerados diversos fatores, entre eles a utilização da tecnologia de forma estratégica na gestão pública, como forma de melhorar a prestação de serviços e qualidade de vida do munícipe, e o impacto positivo no desenvolvimento das cidades. Ao todo, sete projetos capixabas foram selecionados para a titulação.
O Congresso Estadual de Cidades Digitais e Inteligentes é uma promoção da Rede Cidade Digital (RCD) em parceria com a Prefeitura de Vitória, por meio da Companhia de Desenvolvimento, Turismo e Inovação de Vitória (CDTIV). “O processo de participação no Congresso proporciona aprendizado e crescimento profissional. Além disso, o prêmio permite estabelecer networking e parcerias estratégicas, aumentando a visibilidade e a credibilidade do nosso projeto”, destaca Layane Fereguetti.
As inscrições estão abertas e são gratuitas para servidores públicos, universidades, entidades e vereadores e devem ser feitas pelo https://www.sympla.com.br/rcd.
Além de políticas públicas e modelos implantados nos municípios, uma feira de soluções tecnológicas também acontece paralela à programação do Congresso. Os gestores municipais terão acesso às tecnologias desenvolvidas pela NoPaper, UpCities, IGTECH, Sistema Traz Valor, Binär Tech, Portal de Compras Públicas, Voxcity Tecnologia, Portal Fácil, Tecsystem, Way Maker Soluções em TI, Golden Distribuidora, EL Produções de Software, Atman Systems e City Connect. O evento tem o apoio institucional da Associação dos Municípios do Estado do Espírito Santo (AMUNES).
Serviço:
1º Congresso Capixaba de Cidades Digitais e Inteligentes
26 e 27 de Junho
Local: SESI Jardim da Penha (Rua Tupinambás, 240 Jardim da Penha) – Vitória
Inscrições gratuitas para servidores públicos, universidades e entidades: http://sympla.com.br/rcd
Informações pelo WhatsApp (41) 3015-6812
Créditos da Imagem: Prefeitura de Colatina (ES)