Cidade de Piúma sedia 1º Piúma Cinelab com oficinas gratuitas em audiovisual

Nos dias 11, 18 e 19 de maio, a cidade de Piúma foi palco da primeira edição do Piúma Cinelab – Laboratório de Cinema e Audiovisual de Piúma. O evento, organizado pela Marangatu Filmes, ofereceu três oficinas gratuitas focadas em áreas essenciais do mercado audiovisual: Operação de Som Direto, Assistência de Câmera e Operação de Equipamentos de Iluminação.

Os participantes tiveram a oportunidade de trabalhar com equipamentos profissionais de alta qualidade, similares aos utilizados nas principais produções cinematográficas do Espírito Santo. A principal missão do Piúma Cinelab foi democratizar o acesso ao conhecimento audiovisual para os moradores do interior, muitas vezes carentes de oportunidades de formação na área e de acesso à produção cultural do estado.

Para garantir uma experiência completa e confortável, o Piúma Cinelab proporcionou café da manhã, almoço e café da tarde aos alunos. Cada participante recebeu um kit de aprendizado contendo uma caderneta personalizada e outros mimos, permitindo que se concentrassem totalmente na absorção do conteúdo oferecido. Ao término das oficinas, 12 moradores de Piúma e região foram certificados, prontos para aplicar e expandir os conhecimentos adquiridos.

A primeira edição do Piúma Cinelab faz parte do projeto maior, denominado Encontros Sobrenaturais. A Marangatu Filmes está em Piúma para gravar um documentário que visa resgatar a identidade da cidade através das lendas locais narradas por seus antigos moradores. As gravações ocorrerão ainda neste mês de maio e contarão com a participação de alguns alunos das oficinas como membros da equipe técnica do filme, proporcionando uma experiência prática valiosa no processo de gravação e o início de suas carreiras no cinema.

O documentário tem estreia prevista para este ano, em uma sessão aberta ao público e totalmente gratuita. Além disso, o filme será exibido em escolas da rede pública de ensino do município, acompanhado de conversas com o diretor.

Para mais informações sobre o Piúma Cinelab e o projeto Encontros Sobrenaturais, siga as redes sociais: @marangatufilmes e @piumacinelab. Escolas públicas interessadas na exibição do filme com a presença do diretor podem enviar um e-mail para [email protected].

Ambos os projetos são realizados com recursos do Funcultura, através da Lei Paulo Gustavo e da Secretaria de Cultura do Espírito Santo.

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *