Ciência Show dá o show na Jornada Pedagógica em Kennedy
Uma apresentação fantástica, um show de experiências foi mostrado aos professores kennedenses durante a Jornada Pedagógica. O jornal conversou com os integrantes
Toparam bater um papo bem descontraído com a Reportagem do Espírito Santo Notícias, os professores licenciados em Física pela USP, Wilson, Gerson e Daniel, que compõem o Ciências Show. Na conversa que rolou no camarim improvisado da Escola de São Paulo, em Presidente Kennedy, onde ocorreu a Jornada Pedagógica, os “meninos” falaram da importância da Ciência na sala de aula e como se divertir trabalhando com uma disciplina que eleva o encantamento.
Daniel, contou que eles se conheceram ainda na faculdade, na USP, durante o curso de Física. E que lá nasceu o projeto que era levar experiências para as pessoas que estavam fora da Universidade. “O projeto começou a tomar corpo, a gente acabou entrando para a TV, ficando conhecido no Brasil inteiro e sempre levando a Ciência e mostrando que, para ensinar Ciências é muito importante fazer experimentos”.
Frisou Daniel, que os três integrantes trabalharam juntos no projeto Show de Física na USP e foi essa iniciativa que originou o Ciência em Show. “Todos nós fomos professores em uma época da vida, eu trabalhei quatro anos como professor de Física em escola regular, depois eu acabei saindo da escola para me dedicar mais ao Ciência em Show”, contou.
Wilson foi enfático e disse que é preciso que o professor encante o aluno para a aula ser sempre um show. “Se o professor encantar o aluno, fica mais fácil ele conseguir mostrar os conceitos de uma forma interessante. O show é feito diariamente. A nossa participação serve como motivadora para despertar, tanto nos alunos como nos professores, um olhar diferente e mostrar que a Ciência está em todas as partes e tudo que se pare para refletir, tem ciência envolvida. A sala de aula é o reflexo da sociedade, e se você gostar do assunto e do tema ao se deparar com um problema, você provavelmente vai pensar em algo solucionando através da Ciência”, disse.
A apresentação foi muito melhor que na TV, porque o calor esquenta a afinidade com as pessoas, assegurou Wilson. “Ao vivo é mais quente, mais interativo, as pessoas participam, brincam, arrepiam os cabelos, a gente mostra um monte de experiência de criogenia e vai para outro patamar de afinidade com as pessoas. Pra gente, a televisão é super importante como uma plataforma de aceitação do nosso trabalho”.
Gerson, também falou com a Reportagem e pontuou que o professor é a parte importante em tudo na educação e, principalmente, porque ele é o herói da criança dentro da sala de aula. “Ele precisa mostrar que a Ciência é legal, é divertida e que estudar vale a pena. A gente consegue mostrar para o professor alternativas de uma aula bem mais feliz e ele consegue aplicar em sala de aula. E quem ganha com isso? É o professor, o aluno e toda comunidade”.
Eles foram unânimes em afirmar que um evento como a Jornada Pedagógica realizada em Kennedy, é muito importante. ‘Às vezes o professor não tem nem tempo e condições de buscar novas alternativas, essa iniciativa da Secretaria de Educação é muito importante porque o professor tem oportunidade de ver e debater novas ideias para ele poder aplicar em sala de aula. É fundamental que o professor, hoje, tenha formação e esteja bem atualizado em tudo que acontece no meio educacional. Na verdade, quem dá o show são os professores. Eles são o show, e para passar aos alunos deles dentro da sala de aula, será um show completo’, finalizou Gerson Santos.