Confira os locais de vacinação contra raiva em Cachoeiro
Nesta etapa, objetivo é atender 41 bairros
A Secretaria de Saúde de Cachoeiro (Semus) divulgou a relação dos pontos de atendimento da primeira etapa da campanha de vacinação contra a raiva animal na sede do município, marcada para este sábado (15), das 8h às 16h.
Destinadas a cães e gatos acima de três meses de idade, as doses estarão disponíveis em 30 locais, como escolas, unidades de saúde e quadras esportivas, dentre outros espaços nos quais campanhas anteriores já foram realizadas. Juntos, atenderão a um total de 41 bairros.
São eles: Abelardo Machado, Alto Amarelo, Alto Independência, Alto Novo Parque, Alto União, Álvaro Tavares, Amaral, Amarelo, Aquidaban, Arariguaba, Baiminas, Basileia, Bela Vista, Bom Pastor, Campo Leopoldina, Centro, Coronel Borges, Costa e Silva, Fé e Raça, Ferroviários, Gilberto Machado, Guandu, Ibitiquara, Ilha da Luz, Independência, Monte Belo, Nossa Senhora Aparecida, Nossa Senhora da Glória, Nossa Senhora da Penha, Nossa Senhora de Fátima, Novo Parque, Paraíso, Recanto, Rubem Braga, Santa Cecília, Santa Helena, São Geraldo, São Luiz Gonzaga, Sumaré, União e Village da Luz.
É preciso apresentar o cartão de vacinas do animal. “No entanto, caso o dono não possua o documento, um novo comprovante será fornecido no ponto de vacinação. O importante é não deixar de vacinar, para proteger da raiva o bicho de estimação e a família”, frisa o gerente da Vigilância Ambiental da Semus, Fábio Gava.
Segunda etapa no dia 22
Agendada para o próximo dia 22, a segunda fase de imunização na cidade alcançará mais 29 bairros, de outra macrorregião. Até o fim deste mês, a meta da Vigilância Ambiental – que coordena a campanha em Cachoeiro – é imunizar 30 mil animais.
No interior, já foram atendidos o distrito de Burarama e as comunidades de Monte Alegre e Pedra Lisa, ambas no distrito de Pacotuba. O atendimento à nos demais distritos vai se concentrar em 29 de setembro, das 8h às 12h.
A vacina também está sempre disponível na Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ), que fica no bairro Aeroporto, na rodovia Cachoeiro-Muqui. Esse atendimento, que é gratuito, é oferecido de segunda a sexta-feira, das 7h às 15h30.
Sobre a doença
A raiva é uma doença grave e infecciosa, causada por vírus, e transmitida somente por animais mamíferos, geralmente através da mordida ou arranhões. Leva à morte tanto os bichos quanto a pessoa contaminada. A vacina é a única forma de prevenir o contágio. Confira a relação dos 30 pontos de vacina:
União
Escola municipal Monteiro Lobato
Alto União
Unidade básica de saúde
Monte Belo
Centro comunitário
Paraíso
Escola municipal Waldy Freitas
São Geraldo
Entrada do Centro de Manutenção Urbana (CMU)
Campo Leopoldina
Igreja Santo Ezequiel Moreno
Independência
Igreja Nossa Senhora de Fátima
Coronel Borges
Bar Bola de Pau Fassarela (ao lado do campo de futebol)
São Luiz Gonzaga
Escola municipal Prof.ª Juracy Cruz
Nossa Senhora Aparecida
Escola municipal Maria do Carmo Magalhães
Santa Cecília
Escola estadual Santa Cecília
Aquidaban
Ginásio de esporte Ermo Gomes
Ferroviários
Cruz Vermelha (Semus)
Nossa Senhora da Penha
Escola estadual Carolina Passos Gaigher
Novo Parque
Escola municipal Florisbelo Neves
Village da Luz
Igreja Batista
Alto Village
Unidade básica de saúde
Rubem Braga
Escola municipal Profª Gércia Ferreira Guimarães
Igreja São Cristovão
Abelardo Machado
Unidade básica de Saúde
Alto Amarelo
Escola municipal Virginia Athaide Coelho
Amarelo
Associação de Moradores (Amobam)
(Campo de bola de pau)
Recanto
Centro Cultural Mestre Salatiel
Basílio Pimenta
Praça Abel Santana
Amaral
Antiga clínica Santa Isabel
Baiminas
Quadra de esporte
Arariguaba
Escola municipal Saturnino Rangel Mauro
Bela Vista
Seminário Bom Pastor
Sumaré
Escola estadual Fraternidade Luz
Aeroporto
Unidade de Vigilância em Zoonoses (UVZ)
(Antigo CCZ)