Conhecimento para empreender: como organizar as finanças?
A dificuldade com o orçamento é uma realidade para muitos brasileiros, e essa falta de conhecimento para lidar com o dinheiro se reflete também na vida financeira dos negócios. Cerca de 61% dos empreendedores capixabas possuem dívidas, destes, 29% ainda não sabem como quitá-las.
De acordo com o superintendente do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo (Sebrae/ES), Pedro Rigo, o financeiro de uma empresa é a parte mais sensível de um negócio.
“Quando o financeiro de uma empresa está com problemas, todo o resto paga o preço, tudo vai parecer descontrolado. É preciso muito conhecimento para fazer uma gestão de crise, e manter o controle dos negócios, mesmo com problemas no financeiro. É neste sentido que o Sebrae/ES pode ajudar o empreendedor que passa por uma crise ou até mesmo aquele que deseja aumentar sua rentabilidade”, ressalta.
Ao todo, estão sendo disponibilizados de maneira gratuita 10 e-books que tratam da vida financeira das empresas e ajudam o empreendedor a operar as finanças de maneira correta. Os interessados podem acessar o site para baixar o material: https://cliente.sebraees.com.br/financas.
Os e-books estão divididos em quatro blocos que vão trabalhar as dores e necessidades do cliente: Estou no vermelho; Quero organizar minhas finanças; Como aumentar o lucro; e Quero acesso ao crédito.
Diagnóstico
Para entender qual é a situação financeira da empresa, o empreendedor vai poder solicitar através de uma consulta gratuita, um diagnóstico completo da saúde da empresa, além de uma mentoria para desenvolver o Plano de Ação do seu negócio.
O objetivo é oferecer ao empreendedor o tratamento adequado e efetivo para a empresa, com orientações para o monitoramento e avaliações dos seus indicadores financeiros. Os serviços também podem ser solicitados pelo site: https://cliente.sebraees.com.br/financas.