De Niterói, Piúma, para Portugal, Breno, ex-atleta do Projeto Juntos, se apresenta ao Gafanha

O menino de Niterói está na Europa, para os pais, é um orgulho que não tem como medir o tamanho. Breno Mariano se apresentou, nesta quinta, no clube Gafanha, em Portugal.

Breno começou a se encantar com o esporte ainda criança, nesta foto ele está no Projeto Juntos, em Piúma

O menino do beco da Rua João Romão Farias, bairro Niterói, em Piúma, embarcou, nesta quinta-feira, 20, para Portugal. Isso mesmo, o zagueiro Breno Mariano, do Aster, time profissional da Capital do ES, foi contratado pelo Gafanha e já está na Europa para defender o clube português.

Aos 10 anos Breno entrava no Projeto Juntos


A história de Breno é muito semelhante à de outros meninos de periferia que sonham com o futebol e o sucesso, o pai deixava de comer para comprar a marmita para ele. E valeu a pena todo esforço, toda dedicação de Gabriel Gomes Ribeiro e Deise Cristina Bueno Ribeiro, pais do jogador.

De férias peelo Aster, foi destaque no futebol de areia, disputou o Brasileiro pelo Anchieta e foi campeão da etapa estadual pelo Piúma. Na foto está com a mamãe, Deise.


Aos 10 anos, Breno estava matriculado na Escola Municipal “Manoel dos Santos Pedrosa”, no mesmo bairro onde a família reside, e foi matriculado também no “Projeto Juntos”, da Secretaria de Educação. Começou no futsal, a bola era o seu brinquedo favorito. Até aos 16, ele jogava pelo Projeto.

Campeão capixaba sub 20- 2020


Aos 20 anos de idade, o zagueiro tem um título capixaba da categoria no currículo. Em 2023, ele defendeu profissionalmente a camisa do Serra e, nesta quinta-feira se apresentou ao Gafanha.
“Eu ainda não tive nenhum contato com o clube, mas espero que eu possa me adaptar muito rápido junto a eles’, disse antes de pegar o voo.

Passou pelo time profissional de Vitória


“Desde quando ele era bem novinho, nós sonhamos com tudo isso. E uma vez Deus usou um profeta pra me dizer que levaria meus filhos para outras terras. O menor de 15 anos, também tá no mesmo caminho, mas eu nunca imaginei que Deus ia me honrar dessa forma, levando meu filho para outro país. No começo, quando ele saiu de casa novinho para fazer avaliações, eu trabalhava na Sudeste de cobradora e meu marido em estaleiro, mas, muitas vezes a gente não tinha o dinheiro suficiente, e minha finada sogra que ajudava. Já houve dias do meu esposo só ter o dinheiro pra comprar uma marmita para Breno comer, e o pai ficar com fome para poder levar ele para avaliação. Já houve professor que disse na minha cara que o Breno não tinha futebol para jogar no time dele, e eu chorei muito. Mas nunca desistimos, acreditamos na promessa de Deus. E hoje ele está na Europa’, se emocionou Deise, orgulhosa da história de sucesso do filho.

Foi capitão e fez o gol pela segunda vez na Copa São Paulo


Para o ex-professor Robert Feres Tompson Machado do “Projeto Juntos” quando um atleta do Projeto se destaca no cenário estadual ou nacional, todos ficam felizes. “É fruto de trabalho de anos que vem sendo desenvolvido, principal objetivo do Projeto é fazer com que os alunos, em seus tempos ociosos, estejam praticando um esporte, mas não tem como negar que o coração fica saltando de alegria com esses alunos que vem se destacando no cenário esportivo. Esses alunos acabam tornando exemplo para outros que querem se projetar no esporte. Mas é bom sempre lembrar que associado ao esporte nunca devemos deixar de lado os estudos’, ressaltou Robert.

Curriculum

Foi capitão contra o Flamengo na Copa Brasil sub 20

Antes de ir para Portugal, Breno estava disputando a Copa ES, pelo Serra. Enquanto estava de férias pelo Aster, foi destaque no futebol de areia, disputou o Brasileiro pelo Anchieta e foi campeão da etapa estadual pelo Piúma.
Bom de bola, Breno foi capitão contra o Flamengo, na Copa do Brasil sub 20. E, na Copa São Paulo, foi capitão e fez gol pela segunda vez.

Bi campeão capixaba 2021


Uma carreira meteórica em 2021, Breno Mariano foi bicampeão capixaba e campeão capixaba sub 20, 2020.
Passou em peneira e foi fazer teste no América Mineiro e também fez no Cruzeiro. Mas começou tudo em Piúma, no “Projeto Juntos”, com o professor Jailson Marvila.

Antes de voar para Portugal disputava a Copa ES pelo Serra – Fotos/ Divulgação


E agora foi uma das 16 promessas do Aster emprestados para times de Espanha e Portugal. O Aster segue com o processo de internacionalizar seus jovens jogadores. O time da Capital definiu o futuro de 16 jovens jogadores que acertaram com clubes de Portugal e Espanha. Segundo o clube, os contratos de empréstimo dos atletas vão durar por um ano.

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *