Desgala na Casa Carmô, baile celebra Newton Braga e premia cidadãos cachoeirenses

Baile Desgala entra definitivamente no circuito de comemorações da Festa Municipal de Cachoeiro de Itapemirim e resgata a essência do povo que ali vive, pessoas que entregam todo o dia seu suor pelo desenvolvimento da cidade.

Desgala, 1º Baile é um sucesso em Cachoeiro. Amélia foi uma das cantoras da noite. Fotos/ divulgação

“Foi um sucesso!”, essas foram as palavras da produtora cultural Amanda Malta, uma das proprietárias do Espaço Cultural Casa Carmô, idealizadora da 1ª edição do satírico Baile Desgala, que deu voz e premiou cidadãos comuns de Cachoeiro, segundo Amanda, “aqueles que levantam todos os dias para trabalhar e dedicam muitas horas ao crescimento da cidade” e que não puderam participar do tradicional Baile de Gala. O evento aconteceu no dia 1º de julho, no bar Cervejiiinha, o traje: Luxo Desconstruído.

Desde Newton Braga, e sua celebre frase: “Vamos fazer uma festa”, o intuito de celebrar a cidade de Cachoeiro em uma data mais democrática, onde todos pudessem estar, esteve visitando os pensamentos de muitos artistas e pessoas da sociedade civil que não se sentiam incluídos na tradição. Destas ponderações, surgiram então questionamentos, “será que a maioria dos cidadãos de Cachoeiro se sentem incluídos nas festividades? Quem vemos recebendo homenagens, realmente faz um trabalho que representa a maioria da sociedade? Será que representa de fato a cultura Cachoeirense que Newton tanto prezava?”, como nos conta Amanda Malta.

Tais questionamentos fizeram com que a produtora Amanda se reunisse com a equipe da Casa Carmô para colocar em prática a vontade de muitos: fazer um baile para todos, que representasse a diversidade que existe no município. “A partir daí começaram as pesquisas e foram surgindo nomes dentro da esfera cultural da cidade, a qual as pessoas se sentiam representadas. Foram dez categorias e 30 indicações”, explica Amanda, referindo-se à entrega do selo: “Newton Braga: o homem do Povo”, concedido aos vencedores de cada categoria, por meio de votação popular nas redes sociais.

O Desgala teve 30 indicações

Uma das premiadas da noite, na categoria “Movimento Social que apoia o Setor Cultural”, Jéssica Grillo Blunck, coordenadora de Articulação Comunitária da União Cachoeirense de Mulheres (UCM), conta que ficou muito animada quando soube da ideia do baile, “premiar e comemorar aqueles que fazem tanto por Cachoeiro em diversas áreas é uma forma de honrar a memória de Newton Braga e resgatar o que fora proposto por ele ao criar a festa de Cachoeiro. E claro, foi uma honra, nós da UCM, termos nosso trabalho reconhecido pelo povo. Um grupo que existe há mais de 30 anos, que se mantém fortalecido devido à participação e luta de mulheres aguerridas.”, concluiu.

Outra que recebeu o selo, concorrendo na categoria “Profissionais independentes que apoiam o Setor Cultural”, foi Kelly Elizeu. A empresária, gestora do Cachaças Desapego, que conta com perfil no Instagram (@cachacasdesapego) e vendas pelo WhatsApp, comentou sobre o evento, “foi incrível o primeiro baile Desgala! Amanda Malta está sempre movimentando a cultura da nossa cidade e viu na tradicional Festa de Cachoeiro a oportunidade de juntar os amigos e apoiadores culturais em várias categorias e fazer disso uma grande festa”. Kelly disse ainda que a homenagem recebida “representa o reconhecimento dos amigos pela contribuição em várias oportunidades de apoio à cultura cachoeirense. Espero que vire uma tradição e que seja exemplo para outros municípios capixabas”.

Pela categoria “Destaque na Literatura”, o vencedor do selo “Newton Braga: o homem do Povo” foi o professor do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) e, também, membro da Academia Cachoeirense de Letras (ACL), Roberto Carlos Oliveira, que nos conta que “foi importante porque reuniu pessoas de várias áreas (em especial a artística) para uma celebração coletiva. Ser indicado ao Selo Literatura foi uma surpresa para mim. Ter sido eleito foi uma prova do reconhecimento do meu trabalho (35 anos de sala de aula como professor) e também da minha atuação como artista experimental. Gratidão”.

O evento teve como atrações o trio musical Amélia Barreto, Alessandra Biato e Giovanni Rodrigues e ao final DJ Paulinho. Propôs além de homenagear instituições, pessoas da sociedade e artistas, valorizar pessoas que normalmente não são vistas pela sociedade nem pelo poder público. Muito satisfeita, Amanda Malta comemorou, “a primeira edição do Baile Desgala foi um sucesso! Com a participação de mais de 300 pessoas, o evento proporcionou diversão, reflexão, valorização, informação sobre a história cultural da cidade e muitos questionamentos sobre a tradição da cidade”. Uma coisa é certa Newton Braga está feliz, em seu descanso, com o resgate histórico-cultural proporcionado por esses Cachoeirenses.

Confira os vencedores e os 30 indicados às 10 categorias contempladas pelo Selo “Newton Braga: o homem do Povo”.

1. Empresas que apoiam o setor cultural da cidade:

– Mundo das Tintas – vencedora

– Citron

– Grafband

2. Bares que apoiam o setor cultural:

– Cervejiiinha – vencedor

– Baiuca

– Drakkar

3. Profissionais independentes que apoiam o setor cultural:

– Kelly (Cachaças Desapego) – vencedora

– João (Alfajão)

– Stéphanie (sobrancelhas)

4. Destaque na Literatura:

– Roberto Carlos Oliveira – vencedor

– Olívia Avelar

– Tamiris Marchiori

5. Movimento social que apoia o setor cultural:

– UCM (União Cachoeirense de Mulheres) – vencedor

– Coletivo Juventude de Axé

– CDDH (Centro de Defesa)

6. Destaque de ativistas que apoiam o setor cultural:

– Dandara Dias – vencedora

– Marco Antônio reis

– Yasmim Giro  

7. Artista Revelação:

– Luciene Carla (Literatura) – vencedora

– Shey (música)

– Larissa Pereira (Artes visuais)

8. Destaque Empreendedorismo:

– Cozinha Afetiva – vencedora

– Rasta Crochê

– Brechó da Semi Ruiva

9. Destaque Arte Urbana:

– Slum – vencedor

– Raí Bolzan

– Felipe Mansini  

10. Servidores Público Sobreviventes:

– Valquíria Volpato – vencedora

– Isabel Bremide

– Felipe Bandeira

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *