Dicas de como evitar comprar por impulso e salvar seu planejamento
As dicas que seguem é do educador financeiro Emanoel Victor
É importante evitar a compra por impulso para não cair em dívidas, principalmente em tempos de crise. Os compradores por impulso geralmente compram itens indesejados que ficam sem uso por um tempo. Acabam sendo jogados fora no futuro, e o dinheiro não volta para o bolso do consumidor.
A seguir, selecionamos algumas dicas possíveis de colocar em prática que, além de melhorar sua vida, podem te ajudar muito a controlar essa vontade.
Conheça quais são suas necessidades
O autoconhecimento é a solução para muitos problemas da vida, inclusive problemas financeiros. Se você está comprando no calor do momento, vale a pena reservar um tempo para determinar o que você realmente precisa e quanto custará seu orçamento doméstico básico. Em geral, podem ser: aluguel; apartamento; contas de luz, internet e telefone; alimentação.
Pesquise e espere um pouco para comprar
Os preços variam muito no Brasil. Diante de oscilações no valor cobrado, compras não planejadas podem acarretar prejuízos. Portanto, quando encontrar algo que deseja, mas não precisa, espere um pouco antes de comprar.
O ideal é esperar um mês ou mais enquanto pesquisa o valor do produto ou serviço em outro lugar. Em muitos casos, você pode economizar muito pechinchando, encontrando um bom negócio ou fazendo um bom negócio.
Dê preferência a compras à vista
Opte por pagar à vista e fique atento aos juros das compras com cartão de crédito. Se você usar o cartão para parcelar, não espere até o próximo mês para quitar a dívida, será uma grande armadilha! Quem não quitar todas as suas faturas e pagar apenas o mínimo verá sua dívida crescer incrivelmente em um curto período de tempo.
Fique de olho nos gastos do dia a dia
Muitas pessoas associam a compra por impulso a itens muito caros. No entanto, às vezes isso acontece com pequenas despesas cotidianas. Por exemplo, você sabe o custo mensal de tomar café na padaria todos os dias? Se essa taxa fosse por dia, somaria um valor muito alto ao final do período de 30 dias.
É claro, ninguém quer te obrigar a parar de tomar café fora de casa. Porém, tente avaliar se esse é mais um hábito compulsivo que está prejudicando até o seu orçamento.
Guarde e invista o seu dinheiro
Uma boa estratégia para controlar a compra por impulso é economizar dinheiro e investir nas coisas que você deseja. Comece pequeno, por exemplo, economize R$ 50,00 por mês. Se você fizer isso, após 5 anos terá um valor de no mínimo R$ 3.000,00.
Entender o sentimento após a compra
Após a compra, determine como você se sente. Se você se sente culpado depois de pagar por um item, ou tem dúvidas se precisa dele, é sinal de que fez uma compra precipitada. É natural que, após um breve momento de felicidade, o consumidor se arrependa de uma compra por impulso.