Divulgada programação da ‘Espírito Madeira- Design de Origem’

Celebrando a essência da madeira e a criatividade, Feira será realizada de 14 a 16 de setembro, em Venda Nova do Imigrante (ES)

De 14 a 16 de setembro, o Centro de Eventos de Venda Nova do Imigrante, o “Polentão”, se transformará em um reduto de inspiração e inovação durante a “Espírito Madeira – Design de Origem 2023”. Com o horário de funcionamento das 13h às 22h, a Feira promete ser uma celebração vibrante da madeira, sua versatilidade e o talento criativo que a envolve. A entrada é gratuita.

A programação cuidadosamente elaborada para cada dia trará uma série de experiências enriquecedoras, incluindo apresentações, palestras e oficinas. Na quinta-feira (14/09), a abertura oficial está prevista para as 13h30. As atividades continuam com um toque de competição nas “Olimpíadas da Madeira”, às 18h, e culminam com a apresentação de Fábio Coelho e banda, às 20h30.

O auditório oferecerá uma jornada de conhecimento no primeiro dia, apresentando tópicos relevantes para o setor. Às 14h30, Marcos Kneip (Bandes) explorará o “Mercado de crédito para o setor de madeira e móveis“. Às 16h, será a vez de Edimilson (Sindimol) compartilhar insights sobre os “Novos Rumos da Indústria Moveleira Capixaba“. Aspectos legais serão discutidos por Jésus Fernando Miranda Barbosa (subgerente de Controle Florestal Idaf), às 19h, seguido pela exploração das estratégias de reflorestamento com Renato de Jesus (Verde & Água), às 20h30.

No Espaço Acadêmico, as mentes curiosas poderão absorver informações valiosas. Às 17h, Graziela Vidaurre falará sobre as “Aplicações e importância estratégica da qualidade da madeira“. A noite será preenchida com painéis sobre madeiras de reflorestamento, com Eduardo Sthelling (Fuste Consultoria) explorando “Mitos e verdades sobre a madeira do cedro australiano”, às 18h45, e Fausto Takizawa (TRC Company) apresentando “Produção e mercado da madeira de teca jovem“.

No Espaço Maker, a criação ganha vida. Às 14h, Gil Chagas (Cupim Banguelo Marcenaria Criativa) mergulhará na “Criação de artigos em madeira“, seguido por Sandra Prochnow Greuel revelando os segredos da “Produção de objetos usando tornearia“, às 15h, e Claudio Longato Junior, compartilhando conhecimentos sobre “Óleos, ceras e vernizes de alta qualidade“, às 16h.

Nesse mesmo dia, ainda estão previstas Rodadas de Negócios (Findes), das 15h30 às 18h, e reunião do Fórum Capixaba de Agrofloresta, às 19h. A quinta-feira de programação da “Espírito Madeira” marcará também a abertura das atividades em duas unidades móveis de capacitação da Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes)- A “Cozinha Brasil” e a Frigorífica- ambas com oficinas gastronômicas, além da Unidade de Madeira e Mobiliário, que será aberta para visitação (*Saiba mais na programação abaixo).

Segundo dia

O segundo dia da Feira, sexta-feira (15), reserva outras surpresas aos visitantes, incluindo apresentações de Fábio Coelho e Banda, às 13h, e Camerata RochAtiva, às 18h, seguido por mais emoção nas “Olimpíadas da Madeira”, às 18h30, e o show “Divas” com Dona Fran, Tati Celeste e Laís Stone cantando grandes sucessos acompanhadas da Camerata Sesi, às 20h30.

O Auditório oferecerá um painel de discussões igualmente estimulante, com Ezio Tadeu Lopes (Base Verde) explorando a “Vocação florestal capixaba e suas perspectivas“, às 14h. Às 15h15, Marta Manente e João Jantorno comandam o painel “Elevando o design com MDF da Placas do Brasil: tendências e inspirações para o mobiliário contemporâneo”. Os desafios da construção em madeira serão debatidos por Luciano (Ita Construtora), às 16h30, e a tarde continuará com reflexões sobre crédito sustentável, marketing digital e mais.

No Espaço Acadêmico, das 14h às 15h, Fabricio Chiqueto abordará a importância de imprimir “Sua marca em cada Entrega!” e Wander Lúcio e Leandro (“Dois borracheiros de sucesso”) compartilharão insights sobre “Conexões e Vendas como Pontos de Transformação“. Às 16h, Juliana Bastos (IEL) abordará “Entendendo o jovem do século 21 para reter talentos na indústria”. A busca por qualidade e inovação nas madeiras continua, com João Oliveira (Eco 7) explorando “Agregação de valor a madeiras defeituosas e espécies potenciais desconhecidas“.

Já o Espaço Maker apresentará mais descobertas, incluindo Celso Martini (Marrari) com conteúdo sobre “Medidores de umidade para madeira“, além de abordagens sobre acabamento em madeira.

Último dia

No último dia, sábado (16), o Palco trará mais música, com Fábio Coelho e banda às 13h, seguido pelas “Olimpíadas da Madeira”, às 15h30, e Camerata Sesi encerrando a programação às 21h.

O Auditório vai se concentrar em temáticas relacionadas a atualizações trabalhistas, impactos digitais nos negócios tradicionais, flexibilidade e resistência da madeira, a madeira na contemporaneidade pós-pandemia, crédito sustentável e economia direcionada à indústria madeireira.

O Espaço Acadêmico trará sobre o plantio de mogno híbrido, controle de qualidade da madeira tratada por José Antônio Neto (Torabrás) e energia e suas formas de contratação, enquanto o Espaço Maker mergulhará em técnicas de marcenaria e processamento florestal.

*A programação está sujeita à alteração. Mais informações no site: https://www.espiritomadeira.com.br/

A Feira

A “Espírito Madeira – Design de Origem 2023” oferecerá uma experiência incomparável, reunindo conhecimento, criatividade e cultura da madeira. Um evento que promete cativar a todos que buscam se aprofundar na essência da madeira e na riqueza de sua expressão criativa.

A organização está a cargo do Montanhas Capixabas Convention & Visitors Bureau, com correalização da Câmara Setorial Moveleira (Findes). Além disso, conta com o apoio da Prefeitura de Venda Nova, Aderes, Amunes, Sebrae/ES, Sistema Faes/Senar/Sindicatos, Ufes (Departamento de Ciências Florestais e da Madeira) e tem o patrocínio da Placas do Brasil.

A expectativa é receber cerca de 3.000 visitantes por dia, que terão acesso a 84 estandes com expositores, sendo 50 selecionados em edital da Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes).

O objetivo da “Espírito Madeira” é conectar toda a cadeia produtiva, desde o produtor florestal até o design, envolvendo diversos profissionais do setor, como arquitetos, designers, engenheiros e empresários, além de atrair grandes stakeholders do mercado e empresas de outros Estados. Para tanto, o planejamento ocorre há quase dois anos, considerando as necessidades e expectativas do mercado e dos empresários.

Credenciamento- O credenciamento para a Feira é gratuito e pode ser feito pelo site www.espiritomadeira.com.br.

*A Prefeitura de Cariacica oferecerá um serviço de transporte para os visitantes, disponibilizando ônibus diários que partirão às 8h em frente à sede da Prefeitura. O retorno está programado para as 16h.

Quem é?

PLACAS DO BRASIL S.A.

Empresa brasileira genuinamente capixaba, especialista na produção e comercialização de painéis de MDF de alta qualidade, oriundos de florestas de eucalipto 100% renováveis. Localizados no município de Pinheiros, Norte do Espírito Santo, ocupa uma área total de 665 mil m², com cerca de 200 mil m² de área construída. Com uma estrutura contemporânea e equipamentos de última geração, a capacidade de produção é de 30 mil m³/mês de painéis de MDF naturais e 12 mil m³/mês de painéis de MDF revestidos. Saiba mais em: https://placasdobrasil.com.br/.

Conteudistas confirmados

Graziela Vidaurre

Professora da Ufes há 13 anos e atuante em projetos de pesquisa na área de qualidade da madeira de florestas plantadas. Coordena o Núcleo de Pesquisa em Qualidade da madeira da Ufes, em Jerônimo Monteiro.

Sandra Prochnow Greuel

Professora e coordenadora da única escola brasileira de Tornearia em Madeira em Pomerode (SC). Em 2009, foi enviada pela Prefeitura da cidade para a Região de Ergebirge, na Alemanha, para aprender e ensinar essa arte. Desde 2012, já ensinou mais de 400 alunos a arte e o encanto da tornearia em madeira. Especializada na tornearia dos tradicionais Quebra-Nozes e das figuras do Presépio.

Gil Chagas

À frente do perfil “Cupim Banguelo” no Instagram, Tik Tok e YouTube, é um dos poucos influenciadores na área de marcenaria e marcenaria criativa. Gil traz semanalmente para as redes sociais ideias e projetos criativos.

Ezio Tadeu Lopes (Base Verde Consultoria)

Engenheiro florestal e executivo com larga experiência em empresas de grande porte nos segmentos de papel e celulose, agronegócios e logística. No vasto currículo, constam experiência em implantação e gestão do Sistema de Garantia da Qualidade (IS0 9000/14000), Certificações FSC Forest Stewardship Council, Programa Brasileiro de Certificação Florestal (Cerflor) e práticas ESG.

Flávio Baldan Alonso (Fbag Marchetaria)

Formado em Desenho e Projetos pela Unimep, se interessou pela marchetaria quando conheceu a técnica numa viagem em família. Atualmente, já são mais de 14 anos dedicados à marchetaria.

Fernando Mauro Belchior (FM Belchior Cursos Profissionais)

Engenheiro mecânico formado pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, tem curso de marcenaria fina em madeira maciça pelo Rosewood Studio (Almonte, Ontário, Canadá), além de experiência nas áreas de projeto e produção de móveis em madeira maciça e MDF.

Celso Martini

É engenheiro eletrônico especializado em automação industrial e também sócio-diretor comercial da Marrari Automação. Atua há mais de 45 anos com automação industrial em diversos setores produtivos, como também em desenvolvimento de novas tecnologias, sistemas, soluções e produtos.

Carlos Alberto Sacco (Grupo BMV)

Empreendedor e empresário com 40 anos de atuação no mercado e Tecnologia de Informação no Brasil e exterior. Cofundador da Associação Brasileira de Empresas de Software (Abes), é diretor do setor de benefícios do Grupo BMV, que atua na área ambiental de créditos de sustentabilidade e biodiversidade com lastro registrado na B3. Investidor anjo e mentor de marketing e vendas do InovAtiva Brasil, se dedica a aproximar e gerar negócios entre startups e empresas.

Humberto Tufolo Netto

É diretor e fundador do Núcleo da Madeira. Experiência em planejamento de vendas e representação comercial na Montana Química S.A. por 40 anos. Coordenou ações de marketing voltadas ao mercado industrial madeireiro e moveleiro e participou na expansão da empresa no mercado Latino-Americano. Membro ativo na ABPM e colaborador em normas NBR relacionadas à madeira e preservação. Idealizou a campanha “Madeira de Verdade”, Abrafati. Consultor técnico em tratamento e acabamento de madeiras de engenharia para empresas da construção. Professor convidado no curso de pós-graduação do IPT- Núcleo da Madeira no tema “Tecnologia em Preservação de Madeiras”.

Marco Antonio Redinz

Advogado trabalhista, especialista em relações do trabalho da Findes, mestre em Teoria do Estado e Direito Constitucional, autor de três livros, sendo os dois últimos publicados pela Editora Saraiva, estando atualmente na 9ª edição (“Passo a Passo para Elaboração de Petições Trabalhistas” – 2023) e 1ª edição (“Contratos Trabalhistas na Prática” – 2019).

Fabricio Chiqueto

Palestrante e treinador, psicólogo especialista em Desenvolvimento Humano e Empresarial. Criador do Método “XMente de Mentoria” através da Gestão “PPR ON = Processos + Pessoas = Resultados” já aplicado em mais de 200 empresas. É gerente de Emprego e Qualificação Profissional na Secretaria de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (Setades) do Governo do Espírito Santo.

Luciano de Aguiar (Ita Engenharia em Madeira)

Arquiteto e urbanista (Ufes, pós-graduado em Gestão Empresarial (FGV). Foi diretor geral daTora Log Homes (2002-2016) e desde 2017, atual sócio diretor Ita Engenharia em Madeira.

Renato Moraes de Jesus (Verde & Água Soluções Sustentáveis)

Engenheiro florestal e doutor em Ecologia, trabalhou em levantamentos de recursos naturais na região Amazônica. Por 32 anos, foi o responsável pela Reserva Natural Vale (Linhares), onde desenvolveu pesquisas em Silvicultura Tropical, entre outros. Também foi diretor de Meio Ambiente do Instituto Terra por dez anos e desde 2015 é membro efetivo da Academia Nacional de Engenharia do Brasil.

Adilson Pinheiro

Empreendedor multifacetado com expertise em marcenaria criativa, vidreiro e artesanato. Reconhecido como o maior especialista em marcenaria criativa do Brasil, pioneiro na introdução da resina epóxi no cenário nacional. Sua trajetória inclui uma presença digital sólida, com um canal no Youtube desde 2010 e uma base de seguidores de 1 milhão em todas as plataformas de mídia social. Participação como especialista no Programa “É De Casa” (TV Globo). Os empreendimentos abrangem desde a promoção de marcas parceiras na Oficina 44 até a realização de palestras, workshops, treinamentos e consultorias empresariais, além da administração de uma escola on-line de marcenaria. Além disso, é fundador da Loja Ébano, uma plataforma de e-commerce que desenvolve e comercializa ferramentas e acessórios inovadores para marcenaria criativa.

Marcos Kneip Navarro (Bandes)

Foi secretário Municipal de Desenvolvimento de Anchieta (17/19) e secretário de Desenvolvimento Econômico do Espírito Santo (19/21). Possui MBA Executivo em Gestão de Negócios (IBMEC-RJ) e graduação em Direito. Atua com advocacia empresarial desde 1999, desenvolvendo atividades junto a empresas do segmento privado e também na área pública, em cargos de diretoria, assessoria, conselheiro e coordenação, com atuação predominante na área empresarial.

Ederval Oliveira (Montana Química)

Carreira com Administração de Empresas e Recursos Humanos, é consultor empresarial e facilitador de Negócios e Gestão. Tem experiência de 25 anos no setor moveleiro.

Fausto Takizawa (Arefloresta/TRC)

Graduado em Engenharia Florestal pela Esalq-USP, desde 1996 atua com plantações de teca, trabalhou como gerente de Meio Ambiente, de Inventário, Planejamento e Sistematização Florestal. Entre 2008 a 2010, assumiu o cargo de diretor florestal na Floresteca. Foi presidente da Associação de Reflorestadores do Estado de Mato Grosso (Arefloresta) entre 2010 a 2015. Em 2016, foi condecorado como Executivo Destaque no Congresso da Madeira 2016. Atualmente, é diretor de P&D e relações institucionais da TRC e secretário geral da Arefloresta-MT.

Sandra Bastos (Bastos Projetos Associados)

Formada em Artes Plásticas, Design de Interiores e Pedagogia e concluindo mestrado Artes e Mídias digitais, atua há 44 anos como designer, professora e palestrante com temas e materiais didáticos autorais. Premiada por várias empresas de móveis, pesquisadora de temas diversos de arte e design com publicação de artigos em revistas acadêmicas e livros e autora de materiais instrucionais. Atuante no mercado mobiliário com projetos autorais, mostras e exposições, além de assinar o design de móveis para grandes indústrias do design Brasileiro. Fundadora da Associação Brasileira de Designers do Espírito Santo, é autora de mais de 2.000 projetos na capital e em todo o Estado.

Juliana dos Santos (IEL)

Atuando na educação há 20 anos nas redes pública e privada, bem como na educação corporativa, dedica-se aos estudos e práticas de competências comportamentais, estilos de aprendizagem, mudanças culturais e impacto na juventude e estratégias ativas de aprendizagem. Mestre em Estudos Linguísticos, pós-graduada em Pedagogia Empresarial e Universidade Corporativa, Gestão de Pessoas e Design Thinking, Tecnologias educacionais aplicadas à Educação e Docência do Ensino Superior. Pesquisadora e entusiasta da educação, presta consultoria para empresas que buscam engajar seus colaboradores com o propósito da organização por meio da aprendizagem contínua.

Paulo Vitor (Aruna Energia Solar)

Sócio diretor da empresa, é responsável por toda área de operações e engenharia e dá suporte às demais. É engenheiro civil formado pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) com MBA em Gestão de Projetos pela FGV.

Magno Welsing (Forest Group)

Engenheiro civil com mestrado em Meio Ambiente e mais de 15 anos de estudo e participação no setor de silvicultura. Ao longo de mais de 25 anos, deu enorme contribuição para sistemas de abastecimento de água, no saneamento e na irrigação. Atualmente é um dos sócios da Forest Group, que promete uma revolução no mercado de produção de madeira nobre. É filho de fazendeiro negociante de florestas em pé, para corte e exploração comercial. Cresceu admirando este “case” e suas oportunidades. Quando trabalhou no Norte de Minas Gerais, presenciou a imensidão do mercado de florestas para celulose e conheceu o mogno híbrido asiático. Juntou-se aos fundadores, sendo o primeiro investidor do projeto até se tornar sócio da empresa. Hoje, após muita pesquisa e desenvolvimento genético, possuem vários cultivos em andamento no Brasil, em diversos biomas. Além de serraria e marcenaria próprias, especializada em portas, principalmente com sua própria madeira, desde 1999.

Fabio Mareto Maretto (Wood Produtos e Serviços Florestais)

Engenheiro florestal pós-graduado em Engenharia de Segurança do Trabalho. Atuou como consultor de Meio ambiente e Licenciamento Ambiental e foi membro executivo da Associação dos Engenheiros Florestais do Espírito Santo (Aefes). Atualmente, é empresário no ramo madeireiro e de serrarias para beneficiamento de madeira.

PROGRAMAÇÃO “ESPÍRITO MADEIRA- DESIGN DE ORIGEM 2023”

De 14 a 16 de setembro- Centro de Eventos- Venda Nova do Imigrante

*Horário de funcionamento do evento: 13h às 22h

**Entrada franca

Dia 14/09/2023 – quinta-feira

PALCO

13h30 às 14h15- Abertura do evento- Falas oficiais/Apresentação cultural

18h- Olimpíadas da Madeira

18h30- Expressão cultural

20h30- Fábio Coelho e banda

AUDITÓRIO

14h30 às 15h30- Marcos Kneip (Bandes)- O mercado de crédito para o setor de madeira e móveis

16h às 17h- Edimilson (Sindimol)- Novos Rumos da Indústria Moveleira Capixaba

19h às 20h- Jésus Fernando Miranda Barbosa (Subgerente de Controle Florestal Idaf)- Aspectos legais para exploração florestal madeireira

20h30 às 21h30- Renato de Jesus (Verde & Água)- O reflorestamento como estratégia para a indústria madeireira do ES

ESPAÇO ACADÊMICO

17h às 18h- Graziela B. Vidaurre- Aplicações e importância estratégica da qualidade da madeira

18h45 às 20h30-

Eduardo Sthelling (Fuste Consultoria)- Talk-show – Madeiras de reflorestamento: Mitos e verdades sobre a madeira do cedro australiano

Fausto Takizawa (TRC Company)- Talk-show – Madeiras de reflorestamento: Produção e mercado da madeira de teca jovem

ESPAÇO MAKER

14h- Gil Chagas (Cupim Banguelo Marcenaria Criativa)- Criação de artigos em madeira

15h-Sandra Prochnow Greuel- Produção de objetos usando tornearia

16h- Claudio Longato Junior- Óleos, ceras e vernizes de alta qualidade

RODADA DE NEGÓCIOS

15h30 às 18h- Findes

19h- Reunião Fórum Capixaba de Agrofloresta (Ufes)

EXTRAS

15h às 17h-

– Oficina “Polenta das Montanhas Capixabas” (Unidade móvel de capacitação “Cozinha Brasil”- Senai)

– Oficina produção de socol (Unidade móvel de capacitação frigorífica- Senai)

18h às 20h-

– Oficina de produção de socol (Unidade móvel de capacitação frigorífica- Senai)

– Oficina de medalhão suíno ao molho de alho (Unidade móvel de capacitação “Cozinha Brasil”- Senai)

Dia 15/09/2023 – sexta-feira

PALCO

13h- Fábio Coelho e Banda

18h- Camerata RochAtiva

18h30- Olimpíadas da Madeira

20h30- Show Divas (Dona Fran,Tati Celeste e Laís Stone) com Camerata SESI

*Grandes sucessos de todos os tempos na voz de mulheres!

AUDITÓRIO

14h às 15h- Ezio Tadeu Lopes (Base Verde)- Vocação florestal capixaba e suas perspectivas

15h15 às 16h15- Marta Manente e João Jantorno- Elevando o Design com MDF da Placas do Brasil: tendências e inspirações para o mobiliário contemporâneo

16h30 às 17h45

Luciano (Ita Construtora)- Mesa Construções em Madeira – Madeira Engenheirada, o novo rumo da Construção civil

Humberto Tufolo Netto (Madeira de Verdade) Mesa Construções em Madeira – Edificações em Madeira

Raissa Piveta Amera (Amera)- Mesa Construções em Madeira- Potencial das construções em madeira para redução do déficit habitacional capixaba

18h às 19h- Dr.Tiago Esmeraldino (Fe Advogados)- Oportunidades tributárias como uma estratégia para o desenvolvimento do setor moveleiro e da madeira

19h30 às 20h30- Paulo Cardoso (Mais Floresta e Paulo Cardoso- Comunicações e marketing digital)-Comunicações e marketing digital como estratégia competitiva

ESPAÇO ACADÊMICO

14h às 15h- Fabricio Chiqueto- Sua marca em cada Entrega!

15h às 16h- Wander Lúcio e Leandro- Dois Borracheiros de sucesso: Conexões e Vendas como Pontos de Transformação

16h às 17h- Juliana Santos (IEL)- Entendendo o jovem do século 21 para reter talentos na indústria

17h às 18h- João Oliveira (Eco 7)- Agregação de valor a madeiras defeituosas e espécies potenciais desconhecidas

19h às 20h- Lorenzo Lube (Mindtech Educação e Tecnologia)- Oficina- Classificação da madeira

ESPAÇO MAKER

14h às 15h- Celso Martini (Marrari)- Medidores de umidade para madeira

18h15 às 18h45- Ederval Oliveira (Montana Química)- Aplicações de produtos de acabamento em madeira

20h às 22h- Adilson Pinheiro (Oficina 44)- Roda de conversas com Adilson Pinheiro

RODADA DE NEGÓCIOS

16h30 às 19h- Rodada de Crédito (NAC/Findes)

EXTRAS

15h às 17h-

– Oficina “Polenta das Montanhas Capixabas” (Unidade móvel de capacitação “Cozinha Brasil”- Senai)

– Oficina produção de socol (Unidade móvel de capacitação frigorífica- Senai)

18h às 20h-

– Oficina de produção de socol (Unidade móvel de capacitação frigorífica- Senai)

– Oficina de medalhão suíno ao molho de alho (Unidade móvel de capacitação “Cozinha Brasil”- Senai)

Dia 16/09/2023 – sábado

PALCO

13h- Fabio Coelho e Banda

15h30- Olimpíadas da Madeira

19h30- Olimpíadas da Madeira

21h- Show Rockestra (clássicos do rock com Dona Fran, Tati Celeste e Laís Stone) e Camerata SESI

AUDITÓRIO

14h às 15h- Marco Redinz- Atualizações trabalhistas

15h15 às 16h15- Adilson Pinheiro- Conteúdo digital e seus impactos nos negócios tradicionais

16h30 às 17h30- Sandra Bastos- A madeira na contemporaneidade pós-pandemia

18h às 19h- Ronald Carvalho- O Exemplo da Madeira: flexibilidade e Resistência

19h15 às 20h15- Carlos Sacco (BMV)- Crédito Sustentável

20h30 às 21h30- Paulo Costa (Paulo Costa Finanças)- Economia e finanças direcionadas à Indústria Madeireira

ESPAÇO ACADÊMICO

13h às 14- Magno Welsing- Forest Group- O plantio de mogno híbrido

17h15 às 18h- José Antônio Neto (Torabrás)- Controle de qualidade e aplicações da madeira tratada

18h15 às 19h15- Edimárcio Minussi Junior- Energia e suas formas de contratação

ESPAÇO MAKER

14h às 15h- Flavio Baldan Alonso (FBAG Marchetaria)- Marchetaria

15h às 16h- Fernando Belchior (Marcenaria Fina)- Técnicas de uso e afiação de plainas manuais

18h15 às 19h- Eduardo Stehling- Modelos didáticos de produção e processamento florestal

EXTRAS

15h às 17h-

– Oficina “Polenta das Montanhas Capixabas” (Unidade móvel de capacitação “Cozinha Brasil”- Senai)

– Oficina produção de socol (Unidade móvel de capacitação frigorífica- Senai)

18h às 20h-

– Oficina de produção de socol (Unidade móvel de capacitação frigorífica- Senai)

– Oficina de medalhão suíno ao molho de alho (Unidade móvel de capacitação “Cozinha Brasil”- Senai)
Espírito Madeira- Design de Origem 2023”

Data: 14 a 16 de setembro

Local: “Polentão”, em Venda Nova do Imigrante (ES)

Mais informações: https://espiritomadeira.com.br/

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *