Dois adolescentes indiciados por tentativa de latrocínio contra um irlandês, na véspera do Réveillon, em Vila Velha
Os adolescentes roubaram a vítima e esfaquearam. Eles estavam aterrorizando Vila Velha com roubos de celulares.
A Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), por meio do Departamento Especializado em Investigações Criminais (Deic), concluiu as investigações da tentativa de latrocínio ocorrida no dia 29 de dezembro do ano passado, no bairro Jockey de Itaparica, em Vila Velha.
Na ocasião, a vítima, um homem com dupla nacionalidade (brasileira e irlandesa), foi atingida com diversas facadas por dois adolescentes. Os dois menores foram identificados e foi representados à Justiça pelas internações dos adolescentes em razão do cometimento do alto infracional análogo ao crime de tentativa de latrocínio. Um dos autores foi apreendido na última sexta-feira (23).
O chefe do Departamento Especializado de investigações Criminais (Deic), delegado Gabriel Monteiro, ressaltou durante coletiva de imprensa, na manhã desta quarta-feira, 28, que o caso chamou muita atenção por ter ocorrido na véspera de ano novo. Um irlandês que veio ao Brasil para passear e estava passeando no Morro do Moreno, em Vila Velha. Ao retornar para a casa, no bairro Jockey foi surpreendido de forma covarde por dois adolescentes que exigiram o celular dele.
Tudo indica que o turista irlandes não tenha copreendido o que os infratores estavam pedindo e não passou o celular no primeiro momento.
A polícia acredita que não houve reação da vítima que justificasse que eles desferiram mais de seis facadas nas costas, no rosto, por sorte a vítima não morreu.
O alvo dos adolescentes infratores era o celular, objeto que horas antes eles roubaram também uma mulher na região de Coqueiral.
A apuração demonstrou que essa dupla estava cometendo diversos roubos, tanto na região de Itapuã, como na região de Coqueiral de Itaparica. “Nós já temos informação de seis roubos deles. No momento que o irlandes foi esfaqueado ele informou em declaração que visualizou uma arma de fogo na cintura de um dos adolescentes”.
Destacou o delegado que o celular que os adolescentes roubaram da vítima horas antes foi anunciado a venda em um bazar de rede social, a Polícia está monitorando, porque quem adquire produto roubado seja na internet ou qualquer outro meio responde também pelo crime de receptação.
Gabriel Monteiro afirma que a dupla de adolescente estava aterrorizando a população, principalmente de Vila Velha, eles já tinham passagem por atos infracionais e estavam realizando tráfico de drogas na região de Terra Vermelha, um desses adolescentes, antes da polícia chegar para apreendê-lo, foi assassinado na região do Morro do Macaco.
“Não podemos fazer agora nenhum juízo de valor, mas tudo indica ser essa questão de tráfico de drogas, eles estavam envolvidos nessa situação. A faca usada na tentativa de latrocínio foi jogada no Rio Jucu, a Polícia não conseguiu no momento da apreensão e da busca da apreensão recuperar o objeto.
“A vítima nos informou que eles já chegaram e Jalaram, passa o celular, mas ele não entendeu muito o que estava acontecendo e só apenas não passou, não houve luta corporal, mas de forma covarde foi feita essa tentativa de latrocínio eles vão responder por ato análogo à tentativa de latrocínio”, frisou o delegado. .