‘É inadmissível o que Manato defende sobre as pessoas com deficiência’
Professor repudia segregação nas escolas: “o aluno com deficiência na escola comum traz benefício para todos”.
A segregação das pessoas com deficiência (PCDs) é uma postura típica dos políticos de direita no Brasil e precisa ser derrubada nas urnas. A tarefa tem sido defendida por militantes nessa reta final do segundo turno das eleições para presidente da República e governador e, no Espírito Santo, encontrou eco nas palavras do professor da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) Douglas Ferrari, que tem deficiência visual, no tocante à educação inclusiva. “É inadmissível o que o candidato Manato [PL] falou no debate da Rede Gazeta [quinta-feira, 27] , ao colocar que as pessoas com deficiência devem voltar para escolas e classes segregadas”.
O posicionamento na televisão, apesar de repugnante, não surpreendeu, prosseguiu o acadêmico. “Isso está no seu plano de governo. Ele afirma que são pessoas que não têm como conviver na escola comum. Quem é ele para dizer se uma pessoa pode ou não conviver na escola comum?”, repudia.
Ao contrário do candidato da extrema direita capixaba, o professor salienta que a inclusão real é um processo que beneficia a toda a população. “A gente sabe que o aluno com deficiência na escola comum traz para beneficio para todos, inclusive para aqueles sem deficiência, que aprende a conviver com o diferente, a desenvolver a empatia”, conclama.
Pauta inclusiva ampla
Na mesma linha do professor, o Coletivo Mães Eficientes Somos Nós (MESN) buscou o candidato à reeleição Renato Casagrande (PSB) para assinatura de um termo de compromisso com propostas de inclusão para áreas diversas, incluindo saúde, educação, assistência social, cultura e lazer, além da realização de um censo demográfico e socioeconômico das pessoas com deficiência no Espírito Santo, para subsidiar a elaboração e implementação das políticas públicas.
Em suas redes sociais, o coletivo também parabenizou o governador por suas falas em defesa da inclusão no mesmo debate político dessa quinta-feira. “Casagrande fez a defesa do Atendimento Educacional Especializado em escolas regulares e citou a atuação do Coletivo Mães Eficientes contra a segregação defendida pelo adversário. Parabéns, Casagrande!”
Fonte: Século Diário / Texto: FERNANDA COUZEMENCO