EDP abre chamada para empreendedores capixabas interessados em participar de mapeamento de startups no Estado
A EDP, companhia que atua em toda a cadeia de valor do setor elétrico, se prepara para lançar um estudo exclusivo de startups do Espírito Santo. O projeto tem como parceira a Liga Ventures , principal ponte para fomentar o empreendedorismo no Brasil e pioneira na criação de mapas setoriais de startups. Durante 12 meses, a ferramenta Startup Scanner irá promover um mapeamento dinâmico e constante do cenário de inovação e empreendedorismo da região. A inciativa faz parte de uma série de chamadas estratégicas e mapeamento dos ecossistemas que a EDP está promovendo.
O levantamento terá como apoiadores locais a FindesLab , MCI (Mobilização Capixaba pela Inovação ), Base27 – Hub de Inovação da Engenharia e Construção , SECTIDES (Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação, Educação Profissional e Desenvolvimento Econômico ) e, tem como principal objetivo mapear as startups ativas no estado, além de reunir especialistas locais para promover uma análise do cenário de inovação e empreendedorismo, apontando os principais desafios e oportunidades na região do Espírito Santo.
A partir do estudo, será possível acompanhar quase que em tempo real as principais movimentações de diferentes setores no estado, conferir as categorias com o maior número de soluções, além das cidades com a maior concentração de startups. Os empreendedores interessados em participar do mapeamento poderão se cadastrar de forma gratuita a partir do dia 25 de outubro até o dia 08 de novembro.
Sobre a EDP no Brasil – Com mais de 20 anos de atuação, a EDP é uma das maiores empresas privadas do setor elétrico a operar em toda a cadeia de valor. A Companhia, que tem mais de 10 mil colaboradores diretos e terceirizados, possui seis unidades de geração hidrelétrica e uma termelétrica, além de atuar em Transmissão, Comercialização e Serviços de Energia. Em Distribuição, atende cerca de 3,5 milhões de clientes em São Paulo e no Espírito Santo, além de ser a principal acionista da Celesc, em Santa Catarina. Foi eleita em 2020 a empresa mais inovadora do setor elétrico pelo ranking Valor Inovação, do jornal Valor Econômico, também foi reconhecida pela FINDESLAB como uma das empresas que fomentam na Inovação no Espírito Santo, e é referência em Governança e Sustentabilidade, estando há 15 anos consecutivos no Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da B3.
Sobre a Liga Ventures – A Liga Ventures é uma plataforma de inovação aberta, que conecta empresas e startups a fim de potencializar interações e gerar novos negócios. Criada em 2015 é pioneira no mercado de aceleração corporativa e corporate venture. Ao longo dos anos, auxiliou na implementação de estratégia de inovação aberta nos principais players de diversos setores do mercado brasileiro, tais como Porto Seguro, Banco do Brasil, e Unilever. Em seu portfólio, soma uma base de mais 25.000 startups, mais de 350 startups aceleradas e mais de 450 projetos realizados entre essas e grandes corporações. Também conta com o Liga Insights, iniciativa de pesquisa e inteligência de mercado, cujo objetivo é mapear tendências e startups que estão inovando nos mais variados setores. Já são mais de 35 estudos, em temas como Saúde, AutoTech, Varejo, RH, EdTechs, entre outros.