EDP doa geladeiras e lâmpadas LED para famílias do Sul do Espírito Santo impactadas pelas chuvas em março
No cenário atual, no qual as catástrofes naturais têm causado impactos cada vez mais graves à sociedade, atos solidários se tornam fundamentais na mesma proporção. O projeto Eficiência Voluntária, da EDP, distribuidora
de energia elétrica do Espírito Santo, tem a missão de apoiar a restruturação das cidades do Sul do Espírito Santo atingidas por fortes chuvas no fim de março. Os clientes da distribuidora que foram afetados, incluindo os de baixa renda, serão beneficiados com a doação de mais de R$ 550 mil em lâmpadas LED e geladeiras.
A entrega dos donativos aconteceu na última quarta-feira (17), e contou com a presença da Secretária Estadual de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social, Cynthia Grilo, Secretária Estadual de Direitos Humanos em exercício, Samantha Leal Fraga, Comandante Geral do Corpo de Bombeiros do Espírito Santo, coronel Cerqueira, diretor da EDP no Estado, Edson Barbosa, assessor da vice-presidência para assuntos institucionais da EDP, Fernando Saliba, gestor executivo de Atendimento Comercial e Relacionamento Institucional, Adilson Herzog, entre outras autoridades.
As geladeiras e lâmpadas foram disponibilizadas para o Corpo de Bombeiros do Estado e repassadas aos municípios, assim caberá a cada prefeitura definir as famílias que foram mais impactadas, a partir da lista de prioridades. A iniciativa é realizada por meio do Programa de Eficiência Energética da EDP, regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).
“Estamos no dia a dia da população levando uma energia de qualidade e, nesse momento de reconstrução das cidades e famílias, não podemos se estar alinhados com o propósito da EDP de ‘usar nossa energia para cuidar sempre melhor’”, afirma o diretor da EDP, Edson Barbosa.
O temporal que atingiu o Sul do Estado entre a noite de 22 e a madrugada de março, trouxe destruição para as cidades e óbitos. O volume passou de 300 mm em alguns municípios e foi equivalente ao dobro de chuva esperado para o mês de março inteiro. Na ocasião, a EDP atuou rapidamente na normalização dos clientes e, imediatamente, junto ao Governo do Estado, Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e autoridades municipais e doou 10 toneladas de itens da cesta básica.
Na ocasião, o decreto estadual nº 501-S, de 23 de março de 2024, foi emitido declarando situação de emergência na área dos municípios de Alegre, Alfredo Chaves, Apiacá, Atílio Vivacqua, Bom Jesus do Norte, Guaçuí, Jerônimo Monteiro, Mimoso do Sul, Muniz Freire, Muqui, Rio Novo do Sul, São José do Calçado e Vargem Alta.
Sobre a EDP South America – O grupo EDP atua em 30 mercados e está presente em quatro regiões, América do Norte, Ásia-Pacífico, Europa e América do Sul. Na América do Sul, atua nos segmentos de geração, transmissão, distribuição e comercialização de energia, bem como no desenvolvimento, construção e manutenção de ativos eólicos, solares e de hidrogênio verde, com ativos no valor de R$ 41 bilhões, o que a torna a segunda maior operação do grupo. A empresa tem mais de 12.000 funcionários diretos e terceirizados. No Brasil, a EDP também oferece soluções energéticas voltadas para o mercado B2B, como geração solar distribuída, mobilidade elétrica e venda de energia no mercado livre. Seu negócio de Distribuição atende a cerca de 3,8 milhões de clientes no estado de São Paulo e no estado do Espírito Santo. Referência em ESG, a EDP foi reconhecida mais uma vez como a empresa de energia elétrica mais sustentável do mundo pelo índice Dow Jones, além de ter sido incluída no Índice de Igualdade de Gênero da Bloomberg. Nos mercados da Europa e da América do Sul – Brasil, Chile e Colômbia – a EDP ganhou o prêmio Top Employer 2024, além de ter sido eleita a empresa mais inovadora do setor elétrico brasileiro pelo Valor Econômico por quatro anos consecutivos.