Delegacia da Polícia Civil é inaugurada no antigo fórum em Anchieta e a central de videomonitoramento
O antigo fórum recebeu melhorias para sediar a Delegacia de Polícia Civil e a Central de Videomonitoramento da Guarda Civil Municipal.
Anchieta vivenciou na manhã desta sexta-feira, 27, um momento importante para a cidade, a inauguração da nova sede da Delegacia da Polícia Civil – PC. Agora funciona em novo endereço, no antigo Fórum que recebeu uma reforma completa.
A solenidade contou com a presença do prefeito Fabrício Petri, do secretário Estadual de Segurança Pública, dr. Leonardo Damasceno, representando o governador a Secretária Estadual de Governo Emanuelle Pedrosa, o delegado titular Dr. Luiz Carlos Pascoal, o comandante da 10ª da Polícia Militar, Major Cavati, o promotor Robson Cavalini, Padre Álvaro representando a igreja católica, o prefeito de Iconha, Gedson Paulino, diversos delegados entre outras autoridades.
O antigo fórum recebeu melhorias para sediar a Delegacia de Polícia Civil e a Central de Videomonitoramento da Guarda Civil Municipal. A Prefeitura de Anchieta executou as obras necessárias, como manutenção e adequação da rede elétrica, hidrossanitária e manutenção da cobertura da edificação. Foram feitas adequações nas portas de entrada e balcões para acessibilidade.
De acordo com o secretário Estadual de Segurança Pública, Leonardo Damasceno, o momento é importantíssimo para a segurança pública. “Esta inauguração desta nova 10ª Delegacia Regional da Polícia Civil é um marco não só para o município, mas para toda região. É uma delegacia nova, moderna e com certeza desta delegacia vão sair muitos trabalhos em prol da população. Esta reforma foi feita em parceria com o município e nós temos muito a agradecer ao prefeito que ajudou nesta obra e nós não medimos esforços para entregar para a sociedade”, assegurou.
O prefeito de Anchieta, Fabrício Petri destacou a importância da integração das forças de segurança pública em prol da sociedade e destacou o videomonitoramento que agora passa a funcionar junto a Delegacia da Polícia Civil. “Hoje nós fizemos esta inauguração juntamente com o governo Estado, PC, Poder Judiciário, promotoria pública. E aqui a nossa central de videomonitoramento da Guarda Municipal com 35 câmeras espalhadas pelo interior, litoral e na sede com cobertura em tempo real para facilitar este trabalho integrado Polícia Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Ministério Público, Judiciário e também a Guarda Municipal”.
Muito feliz estava o delegado titular da Delegacia em Anchieta, dr. Luiz Carlos Pascoal. “Estamos muito gratos, só temos a agradecer a todos que colaboraram, especialmente o prefeito e demais autoridades do governo do Estado, judiciário inclusive que cedeu o espaço. Levou muito tempo desde que o fórum se transferiu de lugar, mas enfim, temos uma casa nova”, destacou.
A delegacia conta com diversas salas, há um plantão separado com duas salas, tem a sala Maria para as mulheres vítimas de violência doméstica aguardarem serem atendidas, uma sala específica para crimes relacionados à Lei Maria da Penha, entre outras.
Diversas melhorias
Também foram realizadas melhorias nas salas para uso da Polícia Civil e Guarda Municipal, além de serviços de manutenção de todo o revestimento das paredes internas e externas, manutenção do revestimento do piso da área interna e tratamento das ferragens das grades das esquadrias.
“Identificamos que aquele prédio, sem uso no centro da cidade, poderia ser transformado em um espaço para serviços de segurança. Conseguimos celebrar o convênio ele foi transformado para sediar esses importantes setores, bem acessível e visível no centro de nossa Anchieta”, explicou o prefeito Fabrício Petri.
A novidade foi possível mediante a celebração de um convênio entre a Prefeitura de Anchieta, Tribunal de Justiça e Delegacia de Polícia Civil. O investimento para isso foi de cerca de R$ 295 mil, com recursos do próprio município.