Empreendedorismo do Sul Capixaba conta com apoio do Sebrae/ES para enfrentar desafios da jornada do negócio próprio

Empreender pode parecer uma tarefa simples, mas demanda tempo, dinheiro e muita força de vontade. Nos dois últimos anos foi possível perceber que, quem realmente sonha em ter o próprio negócio, precisa ser resiliente e perseverar, mesmo que os cenários não sejam os melhores. 

Luciana Nogueira, coordenadora regional do Sebrae/ES Sul, afirma que a vontade de seguir em frente é a grande característica dos empreendedores da região. “Esses empreendedores são muito perseverantes. Em 2020, além da pandemia que se iniciava, Cachoeiro também sofreu com uma enchente, dificultando ainda mais a manutenção de empreendimentos com saúde financeira. Mas eles não desistiram e seguiram em frente”, conta.

O setor mais conhecido de Cachoeiro de Itapemirim é o de rochas, mas outro segmento muito forte é o varejo que, segundo ela, é onde mais abre-se negócios.

O Sebrae/ES Sul atende 10 municípios além de Cachoeiro. “A instituição está sempre presente buscando parcerias para que todos tenham acesso a capacitações e atendimentos. O maior objetivo é dar acessibilidade”, acrescenta Luciana.

Cleiton Siqueira, responsável pela RS Vieira Conservação Patrimonial, uma empresa de manutenção de patrimônios, sabe bem o que é perseverar. Para ele, o maior desafio de empreender é vencer as burocracias, impostos e encargos. Cleiton confessa que não esperava que fosse tão difícil empreender. “Estamos superando as adversidades com a ajuda do Sebrae/ES”, afirma.

Há pouco mais de um ano, a RS Vieira Conservação Patrimonial procurou o Sebrae/ES para uma consultoria de implantação do ISO 9001, uma certificação de qualidade com valor internacional. O empreendedor acredita que a orientação da instituição ajudou a empresa a ficar ainda mais profissional e melhorou a gestão de processos internos e externos.

FEIRA DO EMPREENDEDOR

Cleiton já participou de eventos realizados pelo Sebrae/ES voltados para empreendedores e destaca as oportunidades que surgem durante as programações. E com o objetivo de incentivar o empreendedorismo e impulsionar negócios em diferentes fases desta jornada, o Sebrae/ES realizará a Feira do Empreendedor, de 12 a 17 de julho, no Pavilhão de Carapina, e espera receber 70 mil pessoas nos seis dias de evento. Serão mais de 100 expositores em 13 mil metros quadrados de estrutura e uma programação voltada para transformar histórias, com soluções, networking e oportunidades de negócio.

“A Feira por si só é uma oportunidade de fortalecer a rede de contatos, ter acesso a capacitações, fazer diagnósticos, é um momento de muita oportunidade”, destaca Luciana Nogueira.

De forma gratuita, serão realizadas consultorias, palestras e workshops para potenciais empreendedores, microempreendedores individuais (MEI), empreendedores de microempresas (ME) e empresas de pequeno porte (EPP). Para saber mais detalhes da programação e estrutura completa do maior evento de empreendedorismo do Espírito Santo, clique aqui.

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas através do site https://feiradoempreendedor-es.com/

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *