Escolas de educação infantil de Cachoeiro participam do Programa Cuidar Mais da BRK
Escolas do ensino infantil de Cachoeiro de Itapemirim que participam do Programa Cuidar Mais da BRK deste ano realizaram a Corrida do Saneamento recentemente. A ação envolveu cerca de 80 alunos do Centro Educacional Bem-Te-Vi, localizado no bairro Ibitiquara, e do Colégio Jesus Cristo Rei, no bairro Independência.
A atividade consiste em um jogo de tabuleiro em que as crianças vão avançando as casas a cada pergunta correta. Elas são os peões da brincadeira e respondem a questões ligadas ao uso consciente da água, reciclagem, descarte correto de resíduos e saneamento básico.
Segundo a coordenadora de comunicação e responsabilidade socioambiental da BRK em Cachoeiro, Rosa Malena Gomes Carvalho, com a dinâmica, os estudantes reforçam o conteúdo trabalhado em sala de aula de forma interativa, lúdica e divertida. “É uma ferramenta que desperta o interesse das crianças e que ajuda a cumprir o objetivo do Programa Cuidar Mais, que é promover a consciência ambiental dos estudantes e suas famílias”, afirma.
Para a diretora administrativa do Centro Educacional Bem-Te-Vi, Betina Lesqueves Ferri, o objetivo foi atingido. Os alunos participaram ativamente da atividade e se divertiam enquanto aprendiam. “Um lindo trabalho é realizado no Programa Cuidar Mais, no qual por meio de brincadeiras e músicas as crianças conseguem refletir e se preparam para serem agentes de mudança”, elogia.
A coordenadora pedagógica do Colégio Jesus Cristo Rei, Charline Bravim Barrozo, ressalta que os estudantes vivenciam na prática as atividades elaboradas, agregando um significado especial na construção de conhecimento e da conscientização. “A participação da educação infantil em um programa de saneamento básico é fundamental para entender como as crianças e suas famílias podem ser impactadas por ações voltadas para a melhoria das condições de saúde e higiene em suas comunidades”, destaca.
Ela diz ainda que o Programa Cuidar Mais traz uma dinâmica diferente, enriquecendo o trabalho já realizado na instituição. “Observamos que a parceria traz ferramentas que possibilitam que as crianças possam atuar como agente multiplicador, levando esses conhecimentos para suas casas e influenciando comportamentos e práticas de melhorias em seus familiares”, finaliza a coordenadora pedagógica.