Escritor de Piúma é destaque no Enem 2024 com obra sobre ciências sociais

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 trouxe uma grata surpresa para o professor e escritor Cristiano das Neves Bodart, natural de Piúma. Uma questão baseada em um livro organizado por ele foi incluída na prova. Bodart, que leciona na Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e possui uma vasta carreira dedicada ao ensino e pesquisa em Ciências Sociais, celebrou a notícia nas redes sociais, destacando a “alegria e honra” de ter seu trabalho reconhecido em uma das avaliações mais importantes do país.

A obra em questão integra a coleção Conceitos e Categorias Fundamentais do Ensino das Ciências Sociais, publicada pela Editora Café com Sociologia, também fundada por Bodart. Composta por seis volumes, essa coleção é voltada para o ensino das Ciências Sociais e visa oferecer ferramentas didáticas para o ensino de Sociologia, Antropologia e Ciência Política. A inclusão do livro no Enem foi também motivo de comemoração para as coautoras Bárbara Fontes e Renata Magalhães, que colaboraram na construção do material.

Cristiano Bodart possui uma trajetória rica e dedicada à educação. Após iniciar seus estudos em escolas públicas de Piúma, ele se formou em Ciências Sociais pelo Centro Universitário São Camilo (USC), especializou-se em Geografia do Brasil e em Ciências Sociais e Religião, e prosseguiu com o mestrado em Planejamento Regional e Gestão de Cidades pela Universidade Cândido Mendes (UCAM). Seu doutorado em Sociologia foi concluído na Universidade de São Paulo (USP), onde Bodart se aprofundou em temas como participação social e movimentos sociais. Em 2015, Bodart voltou seu foco para o ensino de Sociologia, área na qual se consolidou como pesquisador e autor, tendo publicado diversos livros e artigos científicos, além de ser editor do maior blog de Sociologia no país, o Café com Sociologia.

Como professor na Ufal, Bodart leciona para o curso de Ciências Sociais e atua no Programa de Pós-Graduação em Sociologia, além de orientar trabalhos acadêmicos e coordenar pesquisas. Ele é também editor de diversas publicações acadêmicas, incluindo a Revista Café com Sociologia, que se tornou um importante espaço para a discussão de temas relacionados ao ensino das Ciências Sociais no Brasil, além de editor chefe dos Cadernos da Associação Brasileira de Ensino de Ciências Sociais, entidade que já foi vice-presidente.

Além da sua atuação acadêmica, Cristiano é conhecido por seu trabalho em prol da valorização da história e cultura de Piúma. Fundador do Instituto Histórico e Geográfico de Piúma (IHGP), ele já organizou exposições fotográficas e publicou obras sobre o passado da cidade e sua formação social.

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *