Publicidade

Escritora de Marataízes lança a obra Mulheres Capixaba e Suas Histórias

A Academia das Artes, Cultura e Letras de Marataízes e do Estado do Espírito Santo, Promove mais um lançamento do livro “Mulheres Capixabas e Suas Histórias” de Bárbara Pérez.

Foto/ Divulgação

A escritora Bárbara Pérez fará o lançamento de seu livro Mulheres Capixabas e Suas Histórias, na sede do Instituto Histórico e Geográfico do Espírito Santo (IHGES). Este evento é parte de um projeto maior, que promoverá a realização de quatro lançamentos em diferentes localidades, sendo este no Instituto, o terceiro, todos contemplados pelo Funcultura, da Secretaria Estadual de Cultura.

O projeto conta com o apoio de diversas instituições acadêmicas, incluindo a Academia Calçadense de Letras, a Academia Maria Antonieta Tatagiba e o Instituto Histórico e Geográfico do Espírito Santo. A iniciativa tem como proponente a Academia das Artes, Cultura e Letras de Marataízes, que celebra neste ano seus 15 anos de fundação. Portanto, o quarto lançamento ocorrerá na sede da Biblioteca Estadual, no dia 19 de dezembro e conta com uma roda de conversas com o tema: “Mulheres suas Facetas e Etnias” com personalidades importantes do cenário literário e cultural do Espírito Santo e que tem como mediadora a Doutora Ester de Abreu, Presidente da Academia Espírito- Santense de Letras.

Na obra, Bárbara Pérez narra, de forma literária, as histórias de mulheres capixabas que marcaram, e continuam marcando, a história do Espírito Santo. O livro traz personagens como as Benzedeiras de Mimoso do Sul e as Lavadeiras do Rio Muqui, além de histórias com forte carga emocional, como a de Dona Maria de Jesus, uma mulher negra que, após ser escravizada e vítima de violência, dedicava-se ao trabalho doméstico e à lavagem das roupas da fazenda, no Córrego Rochedo.

Outras figuras emblemáticas também ganham destaque na obra, como Dona Terezinha Vieira, a Eterna Primeira Dama de São José do Calçado, que celebra seus 95 anos, e a história de Miralda, a andarilha de Marataízes, que viveu andando pela cidade, pedindo comida e café e dormia entre as pedras debaixo da ponte que liga Marataízes a Vitória, tendo praticamente desconhecida a sua vivência, pela população local, pois ninguém tinha noticias de onde ela veio. A obra ainda homenageia a primeira esposa do compositor Raul Sampaio (in memoriam) e todas as bailarinas capixabas, com o capítulo “A Bailarina”.

 Entre as personalidades, destaca Dona Maria Laurinda Adão, mestra do Caxambu Monte Alegre e vive nesta comunidade quilombola distrito de Cachoeiro do Itapemirim, tendo como missão levar adiante a história de seu avô e de seu pai que foram escravizados e fugitivos fundaram a comunidade quilombola Monte Alegre. 

Recheado de contos, crônicas e até lendas, Mulheres Capixabas e Suas Histórias resgata a memória de mulheres simples, mas de grande importância histórica e cultural, cujas trajetórias merecem ser conhecidas pelas futuras gerações. A autora faz um valioso trabalho de preservação da história local, trazendo à tona a riqueza das experiências vividas por essas mulheres que, com coragem e força, desempenharam papéis fundamentais nas suas comunidades.

Serviço:

Lançamento da obra: Mulheres Capixabas e Suas Histórias, de Bárbara Pérez

Local: Instituto Histórico e Geográfico do ES

Endereço: Avenida República, 374, Parque Moscoso, Vitória/ES

Horário: 18h30

Realização: Academia Marataizense de Letras

Recursos: Funcultura / Secretaria Estadual de Cultura

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *