Família Atum do Brasil abraça o festival
A Atum do Brasil nasceu em 1995 com a preocupação de desenvolver o processo produtivo com objetivo de aprimorar e qualificar a atividade pesqueira no Espírito Santo, sem abrir mão do frescor e do cuidado que a atividade com o pescado exige.
Parece que a culinária corre nas veias da Família Atum do Brasil. Tal pai, tal filhos. Todos amam bisbilhotar na cozinha. Esse gosto atraiu a gastrônoma Tainá Marques Peçanha Liebl, Thiago Machado Peçanha e o Lucinho, filho do meio. Todos tiveram ‘uma aula’ de um chefe por trás: Mauro Lúcio Peçanha, o empresário que fundou, com o pai Palmerindo, a maior empresa no país no ramo de pescados frescos: a Atum do Brasil.
Mauro Lúcio Peçanha entregou que todos na família gostam de cozinhar, porque comer é bom demais e a culinária sempre envolve cheiros, sabores, família, festas. É sempre uma oportunidade de reunir quem se ama em torno de algo nobre como a comida.
“A Tayná é formada em Gastronomia e o Thiago não, mas gosta de cozinhar. Em casa a gente sempre fez muita moqueca, muitos pratos para experimentar e ele tem muito isso de mim, eu vejo isso, não só no Thiago, mas o Lucinho, meu filho do meio também é chegado em gastronomia; por isso eu acho que está realmente na veia”, comentou Mauro Lúcio.
O empresário, que patrocina o Festival de Frutos do Mar destacou que a missão da Atum do Brasil é oferecer um mar de saúde e sabor. “Acreditamos que a saúde, o sabor e o bem-estar estão intimamente ligados à boa alimentação”. A Atum do Brasil está presente em diversos países, como Alemanha, França, Inglaterra e Estados Unidos, além de vários estados no Brasil.
Com um olhar diferenciado em relação ao sucesso, o empresário aposta no Festival de Frutos do Mar e defende a importância da realização de eventos que envolvam a gastronomia. “Não existe nada mais atraente do que você falar de alimentação! A culinária regada a frutos do mar oferece uma riqueza de pratos. O grande ganho em um festival desse porte é que se tem preço acessível e uma variedade enorme, que eu acredito que mesmo que se façam os três dias de evento você não consegue saborear todos os pratos. É fantástico esse projeto”.
Legenda: O empresário Mauro Lúcio disse que os filhos amam culinária e que o gosto pela gastronomia vem de berço.
Special Salmon
Tainá é gastrônoma e aprendeu a gostar de cozinha em casa, vendo o pai fazer pratos deliciosos.
Tainá é gastrônoma e filha do empresário Mauro Lúcio. De acordo com ela, uma das melhores coisas da vida é cozinhar e inventar pratos. O Special Salmão foi mais uma delícia criada pela chef que em breve estará envolvida em mais um projeto da empresa: um restaurante. “O Special Salmon é um prato que traz o salmão grelhado, acompanhado de purê de batatas e molho agridoce de abacaxi à parte. Eu o desenvolvi para um projeto futuro de um restaurante que a empresa vai abrir. Meu pai trabalha diretamente com este produto, então tenho acesso fácil e a um preço muito melhor do que se encontraria em restaurante. Por isso, pensei nele para dar a oportunidade para todos degustarem um prato gourmet a preço acessível”, ressaltou a chef que defende o Festival como uma válvula de escape ao comércio que saiu tão prejudicado na alta temporada”, comentou.
Camarão Tropical
Thiago é delivery e desenvolveu o prato Camarão Tropical, cujas técnicas ele aprendeu em casa com a família.
Thiago Machado Peçanha, ou Thiago Fish contou sobre a relação com a gastronomia. Ele que é delivery frisou que no ano passado levou uma novidade para o Festival: O hambúrguer de peixe; feito com atum, dourado e salmão, além dos bolinhos a base de peixes raros. Neste ano ele vai levar a linguiça de peixe de qualidade e o carro chefe: o Camarão Tropical servido com arroz de polvo no abacaxi. “Vou trabalhar novamente com os Hambúrgueres Fish, mas o prato principal é o Camarão Tropical que leva palmito, alho poró, camarão sete barbas, fatias de abacaxi, requeijão com catupiry para finalizar e o arroz de polvo”.
Como afirmou o pai, Thiago gosta de culinária. “Eu sempre gostei de cozinhar, na verdade, isso é coisa de família, eu, meu irmão, minha irmã, minha avó e meu pai amamos criar novos pratos”, disse.
Por ser herdeiro da Família Atum do Brasil, o jovem empresário garante que os pratos do festival serão muito especiais, principalmente, o dele e o da irmã Tayná, que adquirem os produtos diretos da empresa da família, todos muito frescos. E, para ele, o evento soma no quesito fortalecer a marca. “O festival é uma super vitrine para o empresário que tem a oportunidade de apresentar os produtos ao vivo. Acredito que este ano será bem melhor que o ano passado. Esse evento foi muito mais divulgado, espero pelo menos umas 20 mil pessoas”.