Fertilizante organomineral: saiba como ele pode turbinar sua lavoura
Em meio às constantes demandas por maior produtividade no setor agrícola, a utilização de tecnologias inovadoras tem se mostrado crucial. Nesse contexto, o fertilizante organomineral desponta como uma opção que apresenta ótimos resultados para impulsionar o desempenho das lavouras. O engenheiro agrônomo Otávio Araújo, Coordenador Técnico da Natufert, ressalta as vantagens dessa abordagem e destaca seus benefícios na fertilização e no condicionamento do solo.
Afinal, o que são os fertilizantes organominerais?
Os fertilizantes organominerais são produtos resultantes da combinação de fontes orgânicas, podendo ser de origem vegetal ou animal, como os estercos, que depois de processados até atingir padrões de qualidades exigidos pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) são formulados com fertilizantes inorgânicos, os minerais. Diferentemente dos minerais convencionais, os fertilizantes organominerais apresentam mais nutrientes, devido à estabilidade e uniformidade dos compostos orgânicos utilizados.
Um dos principais atrativos dos fertilizantes organominerais são as melhorias químicas e biológicas que ocorrem no solo, diminuindo as perdas de nutrientes no solo, o que permite que sejam disponibilizados ao longo do ciclo das culturas. Essa característica contribui para uma nutrição mais eficiente das plantas, promovendo um desenvolvimento saudável e aumentando a produtividade.
O Coordenador Técnico da Natufert, Otávio Araújo, explica que os fertilizantes organominerais possuem a vantagem de promover melhorias químicas e biológicas no solo, graças a ação do fertilizante orgânico utilizado nas formulações, além dos nutrientes para o crescimento das plantas. “Esse fertilizante orgânico é fundamental para melhorar a estrutura e a fertilidade do solo, contribuindo para um ambiente propício ao desenvolvimento das raízes e à absorção dos nutrientes”, comenta.
As vantagens da tecnologia organomineral
A importância desse tipo de adubação é ainda mais evidente no Brasil, onde a grande maioria dos solos apresenta baixos teores de matéria orgânica. A combinação da matéria orgânica com os minerais, que resulta nos fertilizantes organominerais, é capaz de melhorar o aproveitamento dos nutrientes aplicados, devido a diminuição de lixiviação como ocorre com o potássio ou mesmo diminuindo a perda de fósforo por fixação.
Segundo Otávio Araújo, essa interação entre o fertilizante organomineral e o solo pode fazer toda a diferença para o desenvolvimento de culturas como a pastagem, a produção de grãos, frutas e hortaliças. A adição desse tipo de fertilizante garante o acesso das plantas a nutrientes anteriormente inacessíveis, melhorando a qualidade e a produtividade das lavouras.
“É comprovado que a matéria orgânica desempenha um papel fundamental na nutrição de todas as culturas. Graças à tecnologia de processamento, os fertilizantes de alto desempenho, baseados em fertilizantes orgânicos, proporcionam estabilidade ao cultivo, pois além de nutrir as plantas, também equilibram o solo. Essas melhorias promovem, para a cafeicultura, por exemplo, o crescimento de frutos maiores, mais doces e de maior qualidade para os consumidores finais”, explica o especialista.
Investir nessa tecnologia se torna uma escolha estratégica para os agricultores em busca de otimização dos recursos e aumento da rentabilidade. Com o uso adequado desses adubos, é possível turbinar as lavouras, proporcionando um crescimento saudável das plantas e contribuindo para uma agricultura mais sustentável e produtiva.
Sobre a Natufert
A Natufert oferece uma variedade de fertilizantes para atender às necessidades de condicionamento do solo, plantio, produção e manutenção de todas as culturas. Esses fertilizantes são disponibilizados em formatos farelados ou granulados. Um exemplo é a linha Safra Certa, que apresenta uma concentração elevada de nitrogênio (N) e potássio (K) e é recomendada para estimular o crescimento e a produção das plantas. Os produtos da linha Base Mega são indicados para as fases de plantio e fosfatagem, pois possuem um teor rico em fósforo (P). Já a linha Humifort consiste em fertilizantes orgânicos que aprimoram as características químicas, físicas e biológicas do solo. Todos os fertilizantes da linha Humifort são certificados pelo IBD, a maior certificadora de produtos orgânicos e sustentáveis da América Latina.