Festa Nacional de São José de Anchieta recebe evento nacional de juventude e presença do vice-presidente da CNBB

Presenças nacionais no final de semana de encerramento da festa em Anchieta.

Pe. Jean Fábio, secretário para justiça socioambiental, Ir. Daividoson Braga, sócio do provincial do Brasil, Pe. Laércio de Lima, Secretário para a colaboração Fé e espiritualidade, Ir. Maristela Ganassini, coordenadora do Serviço Vocacional da Conferência dos Religiosos do Brasil, Pe. Tomé, secretário para juventude e vocações, Ir. Bira, diretor do Centro Magis Burnier (DF)  
Foto: Divulgação

No ano em que se comemora os 10 anos de canonização de São José e os 490 anos de seu nascimento, o Santuário Nacional de São José de Anchieta preparou uma programação especial que começou ainda no mês de maio com romarias, peregrinações, novenas e atrações culturais. O encerramento contará com a presença do vice-presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom João Justino, neste domingo (9), dia de São José de Anchieta, que celebra a missa solene, às 16h.

A presença do vice-presidente da CNBB no Santuário também marcará um momento importante para a celebração, que inclui a entronização de um ícone do santo doado ao Santuário. O ícone, uma obra em madeira da artista plástica Rosalva Trevisan Rigo. Cada dia da novena contou com uma participação especial de comunidades de Anchieta, Guarapari, Piúma e Alfredo Chaves.

E neste sábado, o Santuário recebeu um evento nacional da Rede Inaciana de Juventude – MAGIS BRASIL, serviço da Companhia de Jesus que promove ações com jovens em todo o país.

Para comemorar o décimo ano de atuação e o lançamento da nova campanha Ser + com os demais. O Espírito Santo e o Santuário Nacional de São José de Anchieta foram os lugares escolhidos para receber jovens de todos os lugares do Brasil.

Reitor do Santuário Nacional de São José de Anchieta, Pe. Álvaro Negromonte
Foto: Igor Aguiar

Juventude

O evento com as juventudes, no contexto da Festa, recorda que José de Anchieta viveu sua juventude no Brasil. Com 17 anos, tornou-se jesuíta, desembarcou no Brasil aos 19 anos e viveu aqui por mais quarenta e quatro anos.

“Anchieta chegou jovem ao Brasil e a criatividade sempre o acompanhou. Por isso, o evento com as juventudes traz visibilidade para Anchieta, o Espírito Santo, o Santuário e a presença dos jesuítas nos tempos atuais”, Pe. Laécio de Lima, secretário para colaboração Fé e Espiritualidade

“Estamos presentes com uma nova roupagem. Se Anchieta estivesse aqui hoje, como seria sua presença nos? Ele sempre foi precursor, por isso temos muito o que aprender. Anchieta é uma escola viva, explicou.

A juventude e a criatividade marcam a presença de Anchieta no Brasil.
“Não podemos perder de vista o trabalho de Anchieta no mundo da arte e da cultura. A criatividade no teatro, na poesia, na linguagem e na convivência com os povos indígenas”, afirmou o secretário.

Na noite deste sábado acontece, pela primeira vez, a peregrinação Jovens de Cristo com a presença da juventude presente no evento inaciano.

O encerramento da Festa Nacional de São José de Anchieta será marcado por momentos de reflexão, devoção e gratidão, encerrando assim, um período de celebração que reuniu fiéis de todo o país em torno da memória desse grande santo jesuíta.

Programação:

08 de junho
16h00 – Peregrinos de Cristo: Caminhada jovem – De Iriri para o Santuário de Anchieta – Presença fraterna: EJCs e Grupos de Jovens
19h | Novena 9 – Encontro de Jovens com Cristo, Anchieta

09 de junho
14h – Exibição do Projeto Viva Anchieta
15h30 – Apresentação Indígena: Grupo de Xondaro, Aldeia Guarani Nova Esperança
16h – Missa Solene | Presença de Dom Justino, vice-presidente da CNBB
17h30 – Show: Dunga

Transmissão diária no canal do youtube @tvsantuariodeanchieta
https://www.youtube.com/live/Go8NSmMVeb4?si=AfSpfUN99u6du9-q

Local: Santuário Nacional de São José de Anchieta. Praça do Santuário, Centro, Anchieta – ES, 29230-000

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *