Festival de Robótica: alunos do Sesi ES voltam de torneio nacional com conquistas na mala

A 5ª edição do Torneio de Robótica – que tinha como tema a inovação na matriz energética – desafiou estudantes de todo Brasil. As equipes do Sesi Espírito Santo fizeram bonito na competição e trouxeram para o Estado troféus, medalhas e muita experiência na bagagem. 

“As equipes do Sesi ES estão de parabéns e representaram muito bem o nosso Estado diante de uma competição nacional. A conquista é fruto de todo o trabalho que a Rede Sesi executa ao longo do ano, preparando jovens, por meio do ensino da robótica, para as profissões do futuro. Com o Torneio de Robótica, as escolas Sesi estão formando a próxima geração de inovadores que estarão preparados para os desafios que estão por vir”, ressalta o superintendente do Sesi ES”, Claudio Marcassa.  

Premiação  

A Hyoku, do Sesi Linhares, conquistou o 3º lugar geral da F1 in Schools. “Estamos muito felizes com a conquista do 3º lugar da etapa nacional. Foi muito trabalho desde o início, que ficamos em 6º lugar na etapa regional, até chegar aqui na nossa primeira nacional e ficar em 3º lugar. É muito gratificante”, comemoram Lara e Yan, alunos da equipe Hyoku.  

Já a equipe CPX Racing, do Sesi Araçás, garantiu o prêmio de melhor apresentação verbal da mesma modalidade, que é um projeto educacional da Fórmula 1 e incentiva os estudantes a montarem escuderias de corrida. As equipes desenvolvem a engenharia de um carro em miniatura, impulsionado por CO² e que pode chegar a 80 km/h, gestão de marketing e projetos e empreendedorismo.  

A Avalon, do Sesi Cachoeiro, levou o troféu do 4º lugar da categoria Core Values, da FIRST LEGO League Challenge (FLL), no qual os estudantes constroem e programam robôs de LEGO para realizar uma série de missões na mesa de robótica e somar o máximo de pontos em dois minutos e meio em três rounds. As equipes ainda desenvolvem soluções para um problema real, que nesta edição envolve a matriz energética.    

“Participar do Torneio de Robótica foi muito divertido. A gente pode trocar experiências com outras equipes, adquirir conhecimentos a respeito da robótica. Além disso, a gente trocou várias ideias e a energia de lá é muito incrível. Podemos gritar, dançar e se divertir. Enfim, o Torneio Sesi de Robótica foi simplesmente maravilhoso!”, relataram as alunas Maria Victória e Alícia, da equipe de FLL Avalon.  

E o robô da equipe Cyber One, do Sesi Civit, fez parte da aliança que conseguiu a maior pontuação da FIRST Robotics Competition (FRC). Apesar de não ter premiação, a conquista é motivo de orgulho, já que é uma modalidade bem complexa. Alunos do ensino médio construíram e programaram um robô de porte industrial, em torno de 55 kg e 1,5 metro de altura, e realizaram várias tarefas na arena.  

“As alianças são formadas por três times por sorteio. A nossa equipe fez o chamado ‘high score’, ou seja, a maior pontuação de uma aliança no torneio, com um total de 126 pontos”, explicou Rafael de Magalhães, professor e técnico da Cyber One.  

Festival Sesi de Robótica 2023  

Maior competição de robótica educacional do Brasil, o 5º Festival Sesi de Robótica ocorreu na Arena BRB Mané Garrincha em Brasília, entre os dias 15 e 18 de março, com as disputas de FIRST® LEGO® League (FLL), FIRST® Tech Challenge (FTC), FIRST® Robotics Competition (FRC), F1 in Schools.  

Na temporada 2023, crianças e adolescentes de 9 a 18 anos buscaram soluções para desafios ligados à energia. Para isso, eles aplicaram conceitos de ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática (STEAM, na sigla em inglês) para criação de projetos de inovação, além da construção e programação de robôs, que completavam missões.  

Vale lembrar que o Torneio é bastante consolidado no exterior, onde os times são patrocinados por grandes empresas, como General Motors, Apple, Xerox, Google, GE Energy, Toyota, que acabam utilizando o torneio para identificar talentos. 

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *