FESTIVAL GASTRONÔMICO DESTACA CULINÁRIA DA LAGOA DO SIRI
E o Festival Gastronômico da Lagoa do Siri foi considerado um sucesso pelos participantes e pelo público presente.
O evento que abre o projeto “Águas de Março”, uma iniciativa da Prefeitura Municipal de Marataízes, já mostrou que veio para ficar. Durante todo dia a movimentação nos quiosques e restaurantes na busca pelos famosos pratos que serviram de referência no festival foi intensa.
“Foi um sucesso. Só temos a agradecer a iniciativa na Lagoa do Siri. Sofremos muito na baixa temporada e
o festival veio na hora certa. Já estamos ansiosos pelo próximo ano. ” Destaca um dos participantes.
Dezesseis estabelecimentos apostaram no evento que tem tudo para entrar no calendário oficial da cidade, sempre após o carnaval. “Precisamos oferecer atrativos para os nossos turistas que optam por permanecer no balneário após as festividades de carnaval e nada melhor que um evento gastronômico para reunir amigos e família num dos cenários mais belos e famosos do litoral sul capixaba, a Lagoa do Siri.” Explica o prefeito Tininho Batista.
Já no primeiro dia, aulas shows com os chef’s renomados Gilson Surrage, eleito Embaixador da Culinária Capixaba e o Alessandro Eller, presidente do Instituto Panela de Barro, instituição que desenvolve projetos de valorização e divulgação da gastronomia capixaba e apresentador de um programa de culinária na TV aberta.
O Chef Gilson Surrage durante sua aula show preparou uma receita surreal, um Lambe Lambe de Sururu, que segundo ele foi retirado da localidade do Pontal. E, o Ches Alessandro Eller inovou, trazendo uma receita inédita para o Festival da Lagoa do Siri, ingredientes, creme de siri, camarão, leite de coco e abacaxi caramelizado, isso mesmo… abacaxi, batizado de “Pérola Capixaba” em homenagem ao abacaxi na massa amarela, doce, doce que parece que tem mel. Aprovado pelo público presente que teve o prazer de degustar os pratos preparados na tarde deste sábado (04).
Logo após, a Apae de Marataízes marcou o momento com a presença dos alunos numa animada roda de capoeira. Há quatro anos que a entidade desenvolve o esporte. Cerca de 25 alunos estiveram presentes nos eventos acompanhados de seus professores.
Ao cair da noite, um ambiente aconchegante foi preparado com tochas próximas da lagoa e iluminação cênica. Para finalizar o evento, no palco teve apresentação dos artistas locais, Nana Acústico e Celsinho e seus Teclados.
“Amei o evento e a organização. Não dei conta de provar todos os pratos, mas posso dizer que o que provei eu adorei. A culinária da Lagoa do Siri merece essa valorização. Parabéns aos organizadores. ” Elogia a Maria Helena Marques de Cachoeiro de Itapemirim, que trouxe toda a família especialmente para o festival e vai fazer muita propaganda.
No domingo (05) mais aulas atrairam o público, que visitou em massa a Lagoa do Siri. As 11h, aula show de gastronomia com a Magnólia Marvila do Restaurante da Lagoa, as 12h e 14h teve aula show de gastronomia com o Chef Alessandro Eller, as 16h aula show com Joelma Marvila (Gatões Bar e Restaurante). Encerrando as programações artistas locais abrilhantaram o evento que deixou saudades.
Presença do Beer Truck com Cerveja Artesanal Kombeer.