Findes lança documento para melhorar ambiente de negócios da Regional Centro-Leste do ES
A Agenda Propositiva foi entregue à Regional para contribuir com o desenvolvimento dos municípios de Linhares, Sooretama e Rio Bananal
Com o objetivo de melhorar a infraestrutura, a logística, a saúde, a educação e a qualificação de mão de obra, além de alavancar o empreendedorismo dos municípios de Linhares, Sooretama e Rio Bananal, foi lançada a Agenda Propositiva para Melhoria do Ambiente de Negócios, pela Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes).
Desenvolvido pelo Conselho Temático de Desenvolvimento Regional (Conder), o material foi entregue pelo vice-presidente da Findes, Paulo Baraona, aos representantes dos municípios que compõem a Regional Centro-Leste, nesta segunda-feira (25), no Teatro do Sesi de Linhares. Este é o quarto documento produzido pelo Conselho. O primeiro foi entregue em novembro de 2022, para a Regional Cariacica e Viana.
Para a produção da Agenda, são observadas as necessidades dos municípios que compõem a regional. Ao todo, 18 eixos estratégicos unem informações para subsidiar as secretarias das regiões na melhoria da ambiência de negócios, com iniciativas para estimular parcerias público-privadas (PPPs), desenvolver a agenda ESG (meio ambiente, social e governança), além de políticas de atração de investimentos.
Baraona ressaltou em sua fala que a região já tem um grande atrativo competitivo por fazer parte da área de atuação da Sudene e dispõe de áreas propícias para implantação de polos industriais.
“Queremos contribuir para ampliar a base industrial da região, fortalecendo as suas principais cadeias produtivas, como o segmento agroalimentar. A Findes busca conhecer a realidade de cada regional e construir, de forma coletiva, caminhos que contribuam para o desenvolvimento do ES. A Agenda Propositiva é uma dessas iniciativas”, afirma.
Receberam a Agenda o secretário chefe de Gabinete, Estéfano Silote, representando o prefeito de Linhares, Bruno Margotto Marianelli; a secretária de Administração de Rio Bananal, Kelly Christina Patrocínio, representando o prefeito Edimilson Santo Eliziario; e o vice-prefeito de Sooretama, Fernando Camiletti, representando o prefeito Alessandro Broedel Torezani.
Também estiveram no evento, o gerente de Desenvolvimento e Competitividade Industrial da Findes, Fábio Dias; o presidente do Conder, Luiz Carlos Azevedo de Almeida; o diretor Regional Centro-Leste, Ocimar Sfalsin; o gerente Regional Linhares, José Braz; representantes das prefeituras; integrantes do Conder e de algumas regionais da Findes.
Alguns pontos de melhorias identificados na Agenda Propositiva da Regional Centro-Leste:
– Carência de mão de obra qualificada para atender as demandas das empresas que estão chegando nos municípios da Regional.
– Necessidade de melhoria da rodovia de acesso ao município de Rio Bananal.
– Definição quanto à situação da BR-101 Norte (melhorias e duplicações de trechos importantes)
– Definição do local e construção da nova rodoviária regional.
– Ampliação do atendimento hospitalar para cirurgias de maior complexidade.
– Desenvolvimento do turismo regional, face aos atrativos existentes e o potencial de crescimento do segmento turístico (Linhares tem 100 km de litoral e tem as lagoas Juparanã e Nova).
– Ampliação da oferta de vagas em Escola em Tempo Integral e em creches para o elevar o nível do ensino básico e para que os pais possam trabalhar.
– Avaliação quanto à possibilidade de implantação de um Polo Logístico.
– Desenvolvimento do segmento agroalimentar (café, cacau, frutas) visando o processamento dos produtos localmente, evitando a exportação in natura.
– Atração de indústrias para diversificação da cadeia de fornecimento de insumos, visando o atendimento aos principais setores produtivos e setores portadores de futuro.
– Fortalecimento dos principais setores produtivos: Moveleiro, Metalmecânico, Agroindústria, Construção Civil, etc.
Raio-x da Regional Centro-Leste:
Total de 5.324 empresas, sendo Linhares o município dessa regional com o maior número de empresas (4.391);
Essas empresas representam a geração de quase 57 mil empregos formais;
A atividade com maior número de empresas na regional é Comércio Varejista;
No setor industrial, existem 428 empresas da Indústria de Transformação, 19 da indústria extrativa e 275 da construção civil;
Salário médio na regional é de R$ 2.625,37.