Publicidade

FLAGRANTE: Veículo adulterado é pego durante vistoria realizada com Inteligência Artificial no ES

Novo Sistema utiliza tecnologia moderna com o intuito de detectar fraudes com mais segurança

A proprietária do veículo foi até a empresa de vistoria, credenciada pelo DETRAN-ES, no município de Guarapari, nesta sexta-feira (20), quando em uma das etapas foi detectado que o chassi, que estava sendo vistoriado, era de um outro veículo roubado.  A identificação da fraude só foi possível graças as novas tecnologias implantadas no início deste mês em todo o estado, que agora conta com inteligência artificial em todo o processo do serviço.

O veículo físico, estava com a central de um veículo que constava furtos e roubo, quando o vistoriador colocou o aparelho de OBD (aparelho que faz a leitura do chassi e de todo histórico do veículo), foi constatado que o modelo de segurança não era daquele veículo e sim de um outro veículo roubado em 2014.

A equipe de fiscalização acompanhou a vistoria e acionou a polícia e o Detran confirmou em tempo real a adulteração através do novo sistema.

A equipe de fiscalização do Detran foi informada por uma ECV- empresa credenciada de vistoria, sobre um veículo que tentava passar por vistoria quando o novo sistema identificou que pelo menos uma peça daquele pertencia a outro veículo, que na base de dados constava com restrição de furto e roubo.

A Polícia Militar foi acionada e confirmando a situação apreendeu o veículo e encaminhou envolvidos para Polícia Civil. A condutora alegou ter comprado o modelo gol por apenas 5 mil reais, o que reforça a suspeita de uma adulteração. Uma perícia da PC deve elucidar completamente o caso.

“Ocorre que o mesmo veículo conseguiu ter vistoria aprovada no sistema anterior em 2021. Agora com o novo sistema que dispõe inclusive de inteligência artificial, estamos sendo informados de várias irregularidades que sendo evitadas e possíveis fraudes como está que estão sendo descobertas. Como estamos apenas no início, acreditamos que a evolução para o novo sistema trará cada vez mais proteção à sociedade”, afirma o diretor do DETRAN-ES, Givaldo Vieira.

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *