Governador participa da entrega de obra do ‘Minha Casa, Minha Vida’ em Aracruz/ES
O governador do Estado, Renato Casagrande, participou, nesta segunda-feira (23), da solenidade de entrega do Residencial Barra Riacho, obra do programa “Minha Casa, Minha Vida”, do Governo Federal, com 537 unidades habitacionais no município de Aracruz. O evento teve a presença da ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, além de outras autoridades. O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, participou do evento por meio de videoconferência ao vivo.
O Residencial Barra Riacho é composto por 537 apartamentos do tipo casa geminada e beneficia 2.148 pessoas. Foram investidos R$ 28,6 milhões. Toda a infraestrutura interna e externa está concluída e já conta com água, esgoto, iluminação pública, energia elétrica, pavimentação e drenagem. Em um raio de 1 quilômetro, a população conta com creche, escola, posto de saúde e posto de segurança. O residencial foi uma parceria entre os governos municipal, estadual e federal e contou com financiamento da Caixa.
“Receber uma casa é um ato de dignidade. Todos nós gostamos de ter a nossa casa, com nossas coisas e tendo nossa família abrigada. Por isso, a residência é um sinônimo de proteção. Isso tudo faz o dia de hoje ser ainda mais especial para cada uma das 537 famílias que estão recebendo a chave da sua casa”, afirmou o governador Casagrande, que falou sobre o avanço nas parcerias para elevar as ações na área de habitação popular.
“Nem todo mundo ainda conquistou sua casa, mas estamos dando passos com a retomada do Minha Casa Minha Vida neste formato pelo presidente Lula. No Espírito Santo, temos o programa ‘Nossa Casa’ que, em parceria com os Municípios, fez mais de 600 casas populares nos últimos quatro anos. Estamos fazendo o mesmo na habitação rural com a entrega de 300 casas. Agora vamos acoplar o nosso programa ao Minha Casa, lançando junto à Caixa um novo subsídio, para que a soma de esforços dos governos federal e estadual com cada município permita que a gente consiga andar mais rápido”, completou.
Durante a agenda, a comitiva liderada pela ministra Simone Tebet, pelo governador Renato Casagrande e pelo prefeito de Aracruz, Dr. Coutinho, fez uma visita ao empreendimento, seguida da entrega solene das chaves para alguns moradores. Maior programa de habitação popular já executado no Brasil, o Minha Casa, Minha Vida já entregou mais de seis milhões de unidades habitacionais. Agora, em sua nova versão, a meta é contratar mais dois milhões de moradias até o fim de 2026, de acordo com o Ministério das Cidades, que coordena o programa.