Casagrande é reeleito no Estado do Espírito Santo com mais de 53% dos votos
Com 99,04 % das urnas apuradas no ES, o candidato Renato Casagrande foi reeleito com 53,80 dos votos para administrar o estado por mais quatro anos.
Os capixabas reelegeram o governador Renato Csaagrande – PSB para governar o Estado do Espírito Santo, após uma disputa acirrada no segundo turno das eleições deste ano, o socialista derrotou o ex-deputado federal Carlos Manato (PL) e foi reeleito para o cargo após a votação deste domingo (30).
Com a vitória nas urnas, Casagrande comandará o Executivo estadual pela terceira vez, exercendo o segundo mandato consecutivo. A posse do novo mandato será realizada em 01 de janeiro de 2023.
Com mais de 97% das urnas apuradas Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Renato Casagrande já carimbava 53,80% dos votos válidos. Manato recebeu, até o momento, 46.09% dos votos válidos e não tem mais possibilidade de ser eleito.
Entre as propostas de Casagrande para o próximo mandato estão a implementação do Complexo de Saúde do Norte do Estado, a criação de medidas para reduzir a violência contra minorias, a ampliação de programas de qualificação profissional, o fomento das inovações no ambiente escolar e a renovação da frota do sistema Transcol com ônibus elétricos, entre outros.
Quem é Renato Casagrande?
Nascido em Castelo, no Sul do Estado, Casagrande é formado em Engenharia Florestal pela Universidade Federal de Viçosa, em Minas Gerais, e em Direito pela Faculdade de Direito de Cachoeiro de Itapemirim.
Casado, pai de dois filhos e atual governador do Espírito Santo, Casagrande já atuava na esfera política antes de ocupar o Palácio Anchieta.
Durante sua vida pública, Casagrande já exerceu os cargos de senador, deputado federal, vice-governador e deputado estadual. Também já foi secretário de Estado da Agricultura, secretário de Meio Ambiente no município da Serra e de Desenvolvimento Rural, em Castelo.
Além da atual gestão, Casagrande já foi governador do Estado de 2011 a 2015. De 2015 a 2018, o atual chefe do Executivo estadual foi presidente da Fundação João Mangabeira, dedicada a discutir e difundir o socialismo democrático (se opondo ao capitalismo).