ICONHA: presidente do TJES inaugura, juntamente com o prefeito e autoridades, a reforma do Fórum, e traz a comarca de volta

Momento de festa, de alegria, de confraternizar, a justiça está de volta à cidade de Iconha. O Fórum abriu suas portas e foi inaugurada a reforma, na manhã desta segunda

O  Poder Judiciário do Estado do Espírito Santo – TJES, inaugurou a reforma do Fórum Desembargador “Augusto  Affonso Botelho”, em Iconha, na tarde desta segunda-feira,14, com a presença do presidente do TJES, desembargador dr. Fábio Clen de Oliveira, além das autoridades, o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil/ Subção, José Carlos Rizk Filho, a juíza de Direito, dra. Daniela Vasconcelos Agapito, diretora do Fórum no município, o prefeito e o vice-prefeito, Gedson Paulino e Fernando Volponi, a presidente da Câmara, Ediana Carla, o comandante da 10ª Cia Ind. da Polícia Militar, Major Walter; entre outras autoridades.

A inauguração foi um momento especial na cidade de Iconha, que viveu uma das maiores catástrofes na sua história, e viu o Fórum ser tomado por lama e barro que acabou destruindo, completamente, móveis e milhares de processos. O prédio estava desativado desde a terrível noite do dia 17 de janeiro de 2020.

O prefeito da cidade, Gedson Paulino, está esbanjando felicidade com o momento vivenciado na tarde de ontem – foto: Thiago Villela

A tarde desta segunda-feira,14, foi um misto paradoxal de alegrias e emoções. Lembranças de uma noite terrível que devastou a cidade e o Fórum fechou as portas, depois de ser destruído. 

Oficialmente, a cerimônia de inauguração trouxe de volta à justiça para perto do povo, e a Banda “Treze de Junho” realizou um lindo espetáculo para os presentes. Foi uma festa.

A inauguração foi um momento especial na cidade de Iconha, que viveu uma das maiores catástrofes na sua história – foto: Thiago Villela

Quem teve de ir a Anchieta para ter acesso à justiça, sabe o que passou, principalmente, àquelas pessoas com menos recursos, não há linha de ônibus que transporte passageiros de Iconha à Terra do Santo. Era preciso sair de manhã, de taxi, ou baldeando em transportes alternativos para conseguir participar de uma audiência à tarde. A inauguração do Fórum, não é só uma data para comemorar, é um marco na história do município.

O prefeito da cidade, Gedson Paulino, está esbanjando felicidade com o momento vivenciado na tarde de ontem. Ele pontuou que a prefeitura repassou à reforma R$150.000,00 e foi possível através de uma parceria com o Tribunal de Justiça do Espírito Santo. “Quero dividir com todo iconhense, a felicidade que hoje, eu tenho. O retorno do fórum é o retorno da justiça, da justiça social. É possibilitar às pessoas a estarem no município. No ano de 2020, com a possibilidade de integração das comarcas, juntamente com a enchente que aconteceu levou a nossa comarca para Anchieta. Mas agora, com esta parceria com o TJES e a Prefeitura de Iconha investimos quase R$150 mil para a reforma do nosso fórum. Vamos também fazer a cessão dos servidores para que as atividades possam voltar. A sensibilidade do presidente Fábio Clen foi fundamental para este momento. Quando eu assumi em 2021, eu o procurei e falei da necessidade da volta do nosso fórum, ele compreendeu, foi um presidente exemplar. Hoje estamos recebendo-o aqui, com muita alegria. A Justiça voltou para Iconha”, ressaltou.  

Os vereadores, secretários, advogados, profissionais que atuam na Justiça, estavam presentes e radiantes com a inauguração da reforma e a volta, oficialmente, do Fórum para a Cidade de Iconha – foto: Thiago Villela

O presidente do TJES, desembargador Fabio Clen, assegurou que o momento é muito importante para o Estado do Espírito Santo, contudo, mais para Iconha. “Principalmente para a cidade, mas evidentemente, é importante para o estado, porém, a importância maior é para a população que é formada por pessoas que usam o trabalho do judiciário e têm de se deslocar do seu trabalho, se já tem dificuldades com os custos dentro da comarca, imagine tendo de se deslocar com a necessidade de ir ao Fórum de Anchieta para ter a prestação do serviço. Não tenho nenhuma dúvida de como este retorno é bom e benéfico para comunidade. Estou muito satisfeito de ter a oportunidade de passar por este momento”, frisou Clen.

O comandante da 10ª Cia Ind. da Polícia Militar, Major Walter, destacou que, para todos, a inauguração do Fórum significa dar acesso ao povo a sua justiça na sua comarca.  “É um momento muito importante. O cidadão iconhense merece ter o Fórum de volta na cidade, ninguém merece se deslocar para outro município para ter a sua necessidade de justiça atendida, é um marco muito importante”.

O presidente do TJES, desembargador Fabio Clen, assegurou que o momento é muito importante para o Estado do Espírito Santo, contudo, mais para Iconha – foto: Thiago Villela

A advogada e atualmente procuradora do Município, dra. Marciana Garcia Anholete, foi enfática. Disse que o fórum de volta à cidade é um acalento para os corações Iconhenses que, durante três anos teve de enfrentar a BR101 para ir à Comarca de Anchieta, seja para uma audiência, um júri ou simplesmente protocolizar um processo. A inauguração nesta segunda, aproximou a justiça do povo. “Hoje as pessoas que mais precisam do acesso à justiça, o fórum está aqui presente na Comarca, eles não precisam sair daqui para ir lá para o fórum de Anchieta, o advogado que trabalha na Comarca vai gastar menos, os processos ficam menos onerosos, o juízo está mais perto da população, traz uma segurança, um conforto. A justiça não pode ficar afastada, ela tem que estar perto. Hoje Iconha está recebendo o Fórum de volta, estamos muito felizes. Queremos agradecer muito ao prefeito e o Tribunal de Justiça por ter tido esta sensibilidade conosco”, salientou.

 Os vereadores, secretários, advogados, profissionais que atuam na Justiça, estavam presentes e radiantes com a inauguração da reforma e a volta, oficialmente, do Fórum para a Cidade de Iconha. Um brinde – o povo merece!

Fotos: Thiago Villela

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *