IGs capixabas na TV: prova semifinal do Masterchef destaca produtos nacionais

Três dos 20 ingredientes selecionados entre os semifinalistas da quarta temporada do Masterchef Profissionais, programa exibido pela emissora Band, na última semana, são do Espírito Santo. A prova ofereceu uma mesa repleta de alimentos produzidos por agricultores familiares do país inteiro, com produtos protegidos pelo selo de Indicação Geográfica (IG), e que foram selecionados com a ajuda do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

Daqui do Espírito Santo, quatro produtos foram apresentados no programa: Café do Caparaó, Café Conilon do Espírito Santo, Inhame de São Bento de Urânia e Socol de Venda Nova do Imigrante. Desses, somente o Café Conilon não foi escolhido pelos participantes, que deviam escolher dez ingredientes, cada um, para preparar os pratos que poderiam levar um deles à final do programa, sendo que o primeiro ingrediente era escolhido pelo adversário.

Um dos participantes, o chef Diego (São Paulo), foi quem escolheu os três ingredientes capixabas. O primeiro deles foi o Café do Caparaó, entregue para o seu concorrente, o chef Wilson (Rio de Janeiro). Depois, escolheu os outros dois para si: Inhame de São Bento de Urânia e Socol, de Venda Nova do Imigrante.

Para a gerente do Sebrae/ES, Christiane Castro, levar esses produtos para um programa de TV de alcance nacional contribui, ainda mais, para o destaque que esses alimentos merecem, principalmente por já terem a Indicação Geográfica, que por si só já agrega diversos ganhos e valores para esses alimentos.

“Para os produtores há agregação de valor aos produtos, que trazem no conjunto das normas relativas ao selo da IG ganhos de sustentabilidade, inclusive estimulando a sucessão familiar. Há também ganhos para o consumidor, que passa a ter uma ‘chancela’ de qualidade de determinado produto, garantindo a origem e todas as características exclusivas de determinados territórios. Além de ganhos para esses territórios, pois a partir da notoriedade dos produtos com IG, há certo ‘despertar’ para a região, até como incremento da atividade turística, visto que os consumidores desejam conhecer de perto as origens produtoras, sua cultura, tradições e características”, pontua Castro.

A final da quarta temporada do Masterchef Profissionais será nesta terça (08).

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