Jovens e adultos de Vitória/ES participam de curso de inclusão digital que oferece treinamento prático em informática e tecnologia
A Plastic Bank, empresa social que capacita o movimento de Reciclagem Social para acabar com o plástico nos oceanos e ajudar a aliviar a pobreza, desenvolveu, em colaboração com a 3M através da GlobalGiving, um curso de inclusão digital para jovens e adultos da comunidade de Laranjeiras, município de Serra (ES). O programa ‘Despertar’ tem duração de três meses e oferece treinamento prático em informática e tecnologia.
Realizado em parceria com o projeto Mão Estendida, o curso tem foco na promoção da alfabetização digital, do empreendedorismo e da preparação para o mercado de trabalho, para dotar os participantes de competências essenciais para o crescimento pessoal e profissional. A turma inaugural de 80 alunos está prevista para se formar no dia 14 de dezembro, recebendo certificados para comemorar suas conquistas.
Há 25 anos, a instituição Mão Estendida trabalha com famílias em situação de vulnerabilidade social na comunidade Laranjeiras. A instituição é parceira da Plastic Bank desde fevereiro de 2022, e o projeto foi estruturado para que a população local pudesse assistir às aulas.
“É edificante ver a sala de aula cheia de alunos ansiosos para aprender. Hoje, muitos deles já conseguem ligar o computador e usar programas básicos, como o Microsoft Office e as ferramentas do Google. No contato diário com os alunos, vemos que o conhecimento é fundamental para que eles alcancem seus objetivos pessoais e profissionais”, destaca Mayara Bullerjahn, Supervisora de Área do Plastic Bank no Espírito Santo.
Terezinha Alves, 70 anos, está entre os 80 alunos que se formarão no curso. Ela enfatiza a transformação promovida pela iniciativa: “O curso é uma oportunidade de melhorar minha vida, o que nunca tive antes. Hoje tenho mais autonomia, segurança e conhecimento na utilização de ferramentas digitais”.
Para além do seu impacto social, a Plastic Bank coleta o plástico separado pelas famílias integrantes do Mão Estendida desde 2022. O material recolhido é processado e transformado no chamado “Plástico Social”, contribuindo para uma cadeia de abastecimento circular e minimizando o desperdício de plástico.
Em dois anos de parceria, a Plastic Bank e a 3M evitaram que 363.636 quilogramas de plástico chegassem ao oceano, o equivalente a mais de 18 milhões de garrafas plásticas de 500ml. Este esforço impactou positivamente 40 comunidades e beneficiou 990 membros, que trocaram o plástico descartado por um rendimento seguro e benefícios de melhoria de vida – abrindo o seu próprio caminho para sair da pobreza.
Atuando no Brasil desde 2019, a Plastic Bank conta com 35 comunidades de coleta em São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo, que já coletaram mais de 5 milhões de quilos de plástico para reciclagem, o equivalente a mais de 250 milhões de garrafas plásticas de 500ml, com mais de 1,6 milhão de quilogramas. coletados somente no Espírito Santo.
Além do Brasil, a Plastic Bank atualmente combate o plástico que vai para os oceanos nas Filipinas, Indonésia, Tailândia, Egito e Camarões.
Sobre Plastic Bank
O Plastic Bank prevê um mundo sem desperdício. Capacitamos o movimento de Reciclagem Social que acaba com o plástico nos oceanos e ajuda a aliviar a pobreza.
Nossas comunidades de coleta trocam resíduos plásticos como moeda por renda e benefícios para melhorar a vida. As trocas são registradas por meio de nossa plataforma proprietária protegida por blockchain, permitindo coleta rastreável, renda segura e relatórios verificados. O material coletado é transformado em matéria-prima Plástico Social para reaproveitamento em produtos e embalagens.
PlasticBank® e Social Plastic® são marcas registradas da The Plastic Bank Recycling Corporation.