Justiça Eleitoral autoriza candidatura de Rodrigo Multigiro do Podemos em Piúma
O registro da candidatura a vereador de Rodrigo Multigiro foi deferido pelo Tribunal Regional Eleitoral – TRE.
O empresário Rodrigo José Santana Pereira, mais conhecido como Rodrigo Multigiro está apto a concorrer às eleições municipais de 2024 em Piúma, o Tribunal Regional Eleitoral – TRE deferiu o registro da sua candidatura a vereador pelo Podemos. A decisão saiu nesta quinta-feira, 26.
Corria um boato na cidade que Rodrigo estava inelegível e não poderia concorrer às eleições. Ocorre que todo o material de campanha dele já estava nas ruas e ele pedindo voto de casa em casa. Ele teve que correr contra o tempo e reverter uma decisão no Supremo Tribunal Federal – STF.
Para acabar de uma vez com as especulações, Rodrigo buscou a justiça e foi até a última instância do judiciário e o Superior Tribunal Federal – STF determinou a suspensão dos efeitos da condenação para fins de inelegibilidade do candidato, permitindo a ele preencher as condições de elegibilidade pela legislação eleitoral.
A defesa de Rodrigo impetrou na Justiça eleitoral embargos de declaração. Recurso Especial N° 0600285-22.2024.6.08.0017 e o juiz Adriano Sant’ana Pedra decidiu por suspender o Acórdão do TJES.
Foi uma longa caminhada nas três esferas judiciais até a decisão do ministro Gilmar Mendes no Supremo Tribunal Federal.
Ressaltou o juiz eleitoral, Adriano Sant’ana que o embargante alegou a existência de fato superveniente, consubstanciado na decisão do STF que suspendeu os efeitos do acórdão condenatório proferido pelo TJES, o que afastaria a causa de inelegibilidade e restabelecer sua elegibilidade.
Depois de analisar todas as alegações da defesa de Rodrigo, o magistrado reconheceu e deu provimento aos embargos de declaração e julgou improcedente a impugnação e, por consequência, deferiu o correspondente requerimento de Registro de Candidatura de RODRIGO JOSÉ SANTANA PEREIRA, ao cargo de Vereador nas Eleições de 2024.
“Eu sou sim candidato, eu posso sim representar vocês na Câmara Municipal de Piúma. Enfrentei uma longa batalha judicial, mas saiu o deferimento da minha candidatura. Não adianta mentir, dizerem aos eleitores que não sou candidato. Eu passei a minha vida estudando, me dediquei para hoje ter condições de ser candidato a vereador. Acredito que tenho condições de representar a população na Câmara de Vereadores”, garantiu Multigiro.
Rodrigo fez questão de dizer que não aceita um candidato ir a casa de um eleitor falar mal de outros candidatos. “Um candidato para ir à porta do eleitor tem de mostrar trabalho, conteúdo. Eu tenho trabalho para mostrar, tenho vários deputados que me apoiam. Nós já tivemos recursos na cidade que vieram através destes deputados que eu consegui mesmo sem ser vereador. Eu nunca medi esforços para ajudar pessoas. Eu sempre trabalhei muito”, disse.