Lágrimas e muitas emoções na entrega dos prêmios e certificados do Concurso de Poesia, aos alunos de Alfredo Chaves

Os alunos mostraram que o amor é um sentimento que, só as palavras podem descrever, de forma tão magnífica. E, hoje, eles foram poetas, e, suas mães choraram, na entrega dos certificados do concurso de poesia, nas escolas de Alfredo Chaves.

Pedro Henrique conquistou o 1º lugar na Escola Ana Araújo em Alfredo Chaves – FotoS/ Jorge Henrique F.

A terça-feira, 23, começou repleta de emoções para as mamães da comunidade de Sagrada Família, interior de Alfredo Chaves. Elas foram convidadas para acompanharem os filhos, na entrega dos certificados e prêmios da VI edição do Concurso de Poesia, “Mamãe, minha inspiração é você”, realizado pelo jornal.


Da Escola de Ensino Fundamental “Sagrada Família”, 28 alunos, da professora Silvia Ângela Picoli Meneghel, participaram do concurso. Eles receberam um brinde do jornal, pela participação, e também os certificados.
“Foi muito gratificante a participação dos alunos no concurso, e em te receber em nossa escola, para a premiação. A participação e o momento de hoje trouxeram novas expectativas, aos estudantes, em produzir textos. Tudo muito espontâneo, o que deixou nossos alunos à vontade. Acredito que não vão mais querer ficar de fora deste concurso, nos próximos anos. Muito obrigada ao Jornal ‘Espírito Santo Notícias’, por acreditar em nossos estudantes”, agradeceu a diretora Luziana Premoli Candido.

Na cerimônia, a secretária de Educação, Chirley Parteli, destacou a importância do envolvimento dos alunos, na proposta do jornal, nos tempos tão difíceis em que a educação tem vivido. Em tempo, a secretária parabenizou aos alunos, e incentivou para que eles continuem participando, nos próximos anos.
Antes da entrega dos certificados, os alunos, que foram classificados pela escola, leram suas poesias para suas mamães, e arrancaram lágrimas.


Tudo muito bem organizado pela direção da escola que recebeu a editora do jornal, com um delicioso café da manhã.
Em seguida, a jornalista Luciana Maximo se dirigiu à Escola Municipal de Ensino Fundamental “Ana Araújo”, onde o primeiro lugar foi conquistado, pelo aluno do 8º I, Pedro Henrique B. Savergnini, orientado pela professora Katiuscia Sartori. Outros dois alunos também foram classificados, receberam prêmios e certificados.


Foi um momento muito especial, a diretora Cibele Destéfani Bergani Natali, juntamente com a pedagoga Martha Ferreira da Silva, prepararam uma manhã poética, no auditório. Convidaram as mamães e, elas puderam receber as poesias escritas e declamadas pelos filhos.

“Não tinha como não se emocionar, foi maravilhoso. Gratidão, Ana Araújo, obrigada professoras, alunos, estou honrada”, frisou Luciana Maximo.


“Participar do concurso de poesia foi muito gratificante para toda comunidade escolar. Foi um momento onde houve troca de conhecimento, sentimentos e emoções, tanto na produção das poesias quanto na escolha, onde os próprios alunos puderam votar nos melhores textos. E, hoje, na entrega dos certificados e dos prêmios, tivemos uma manhã de afeto entre filhos e mães, profissionais e alunos. Um momento único pra quem esteve presente. Ouvir a escrita dos nossos alunos, com todo sentimento em cada palavra, foi algo extraordinário. A escrita, a literatura e o amor falando a mesma linguagem, momento único”, salientou Cibele, emocionada.


Martha, a pedagoga foi a cerimonialista e se entregou ao momento com muito afeto.

“Enquanto Pedagoga da EMEF ‘Ana Araújo’, recebi com muita satisfação, a proposta de trabalhar com nossos alunos, a poesia sobre as mães. Em dias tão caóticos, onde o tema é somente ataques nas escolas, falar sobre o amor, nos traz alívio. Hoje, ver todas as mães juntinhas com seus filhos para ouví-los, falar sobre seus sentimentos e suas relações, nos mostra que, o amor, e somente o amor, é a cura para o mundo”, ressaltou Martha, a pedagoga.


A professora de Língua Portuguesa, Ana Lucas de Claret, todo ano participa do concurso e incentiva os alunos.

“Como professora, esses momentos são mais de aprendizado… Os relatos que envolvem a produção nos aproximam de muitos alunos e suas realidades, fazendo-nos entender muito mais de cada um. A emoção aflora e é inenarrável, tudo o que sentimos. Os alunos acabam se sentindo mais próximos e passamos a nos ver de forma diferente, que foi o que aconteceu em uma das turmas. Em suma, só há pontos positivos. Amo cada momento, cada etapa do concurso… Muito gratificante ver o reconhecimento e emoção das mães, pelas produções dos filhos, que acabam ultrapassando os muros da escola. Os alunos recebem as propostas sem resistência e embarcam na produção. Como professora é uma ótima oportunidade, só gratidão”, enfatizou.


Registrou presença também a representante do Sicoob, cooperativa de Alfredo Chaves, Luciana Bressanelli Tomazini Boldrini, que levou os mimos aos alunos. Ela ficou emocionada com o momento vivido hoje, nas escolas de Alfredo Chaves.


E, nesta quarta-feira, 24, o jornal promete mais emoções, na entrega dos prêmios aos alunos de Piúma. Será na Câmara de Vereadores, às 14h00, a cerimônia que espera os alunos do “Filomena Quitiba”, Itaputanga, “Arthur Carvalho”, “Manoel dos Santos Pedroza”, “Portinho” e “José de Vargas Scherrer”.
Por hora, “nós só temos motivo de gratidão por cada momento vivido, até aqui. Obrigada”, disse Luciana Maximo.

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *