Livro escrito por capixabas desperta para valores como a amizade e o respeito às diferenças
Duas simpáticas tartarugas são as protagonistas de “As aventuras de Elba e Pifu”, primeiro livro da dupla Pés na Lua, formada pela pedagoga e atriz Joelma Neves e pelo musicoterapeuta Igor Guimarães. A obra, escrita com o objetivo de estimular a leitura através da ludicidade, será lançada na noite desta segunda-feira (4), no Teatro do Sesi, na programação da Mostra de Habilidades 2024, promovida pela Vitória Down e na quarta-feira (6), às 19, na Biblioteca e Centro Cultural Carlos Corrêa Loyola, em Valparaíso, Serra.
Joelma Neves e Igor Guimarães revelam que o convívio com as crianças, especialmente as típicas ou neuroatípica, portadores de TEA Síndrome de Down, de Transtorno do Deficit de Atenção com Hiperatividade e PcD’s, foi a maior inspiração para escrever o livro. Eles criaram a dupla “Pés na Lua” em 2017 e, desde então, vem atuando, principalmente, em entidades voltadas para o desenvolvimento de pessoas com deficiência, estimulando a imaginação, a criatividade e a socialização.
O trabalho diferenciado da dupla promove o aprendizado e a inclusão através das manifestações artísticas, com uso de elementos como técnicas dos jogos teatrais, a magia da música e dos sons, o poder dos fantoches, dos jogos musicais de movimentos e da dança circular.
Obra independente
Na obra, feita de forma independente, com apoio do Cartório do 1º Ofício da 2ª Zona de Serra, as personagens Elba e Pifu, que vivem no mar de Camburi, em Vitória, nos mostram que a imaginação, a criatividade e a amizade são grandes aliadas na resolução de grandes problemas que podem surgir nas nossas vidas. Em 20 páginas, o público vai conferir, de forma divertida, mensagens de respeito às diferenças e também sobre a importância da preservação do meio ambiente.
O enredo e os personagens de “As aventuras de Elba e Pifu”, que levou um ano para sair do papel, foram criados em conjunto por Joelma e Igor. Vilcemar Motta assina a ilustração da obra. A primeira tiragem, com mil exemplares, será distribuída gratuitamente em escolas e instituições parceiras da dupla Pés na Lua.