Lotes em alta durante a pandemia
Um fato curioso tem despertado a atenção dos especialistas do mercado imobiliário no país. Apesar da rigorosa crise financeira provocada pela pandemia, aumentou – e muito – a compra de lotes e terrenos. Há registros de crescimento de até 250% nas vendas no segundo semestre de 2020, na comparação com o mesmo período do ano anterior.
E para 2021, as previsões continuam otimistas. A CBL, maior loteadora do Estado, está com vários projetos previstos para este ano. Segundo o gerente geral de Vendas, Renato Nolasco Ferreira, o mais recente foi lançado em Ibiraçu e há outros sendo programados.
Para ele, razões para esse aumento na demanda não faltam. “Em momento de instabilidade econômica, com oscilações nas bolsas de valores e nas taxas de juros, além de imprevisão sobre o futuro, as pessoas estão vendo na compra de lotes uma forma viável e segura de investir financeiramente. Ele aponta como outro atrativo, a valorização desse bem. “Contabilizando somente quatro dos nossos empreendimentos, registramos uma valorização média de 36% nos últimos cinco anos. Um dos projetos teve valorização real de 56% neste período. Num momento instável como esse, ter a segurança e a valorização do seu patrimônio se tornou essencial para as pessoas”, afirmou.