Lucro recorde: Banestes encerra primeiro semestre do ano com lucro líquido de R$ 182 milhões
O Banco do Estado do Espírito Santo (Banestes) anunciou, nesta terça-feira (09), o balanço referente ao resultado apurado relativo ao primeiro semestre de 2022, no qual registrou lucro líquido de R$ 182 milhões, número semestral recorde na história da instituição. O resultado representa um crescimento de 59,5% contra o mesmo período de 2021, principalmente relacionado às maiores receitas com títulos e valores mobiliários (+292,5% em 12 meses e +30,0% em 3 meses), ao avanço das receitas de crédito (+47,7% em 12 meses e +15,2% em 3 meses), da recuperação gradativa das receitas com serviços (+7,8% em 12 meses e +5,9% em 3 meses) e do maior resultado com operações de seguros (+252,0% em 12 meses e +23,7% em 3 meses).
O lucro líquido do banco no segundo trimestre de 2022 foi de R$ 101 milhões, crescimento de 89,0% em 12 meses e de 24,1% em relação ao primeiro trimestre de 2022. Quando comparado o Lucro Líquido Recorrente do período contra o segundo trimestre de 2021, a expansão é mais robusta e atinge 106,0% diante fato não recorrente ocorrido em junho de 2021, de reversão de provisão para contingência fiscal/tributária no valor de R$ 9 milhões. No conceito recorrente, o lucro líquido do semestre também é ainda mais expressivo: crescimento de 65,9% em relação ao mesmo semestre de 2021.
As informações do resultado foram apresentadas em evento público, transmitido ao vivo, de forma on-line, e conduzido pelo diretor-presidente do Banestes, José Amarildo Casagrande, e pelo diretor de Relações com Investidores e de Finanças do Banestes, Silvo Henrique Brunoro Grillo. Os dados estão disponíveis para consulta no site de RI do Banestes (www.banestes.com.br/ri), e também nos sites da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e da Bolsa de Valores. A gravação do evento realizado ao vivo, de divulgação dos resultados, está disponível ainda no canal do Banestes no YouTube: www.youtube.com.br/BanestesTV.
O presidente do Banestes, Amarildo Casagrande, destacou, durante a apresentação, a série de eventos que marcaram o primeiro semestre de 2022 no Banestes. “Tivemos um semestre marcado por grandes iniciativas inovadoras no Banestes. Entregamos novas agências em diferentes regiões do Estado, que foram adequadas ao novo modelo de negócios adotado pelo banco, com layout mais moderno e acolhedor; lançamos o Baneshub, o laboratório próprio de inovação do Banestes; demos passos relevantes na inserção do banco no ecossistema de inovação, a partir de conexões com startups e fintechs; anunciamos o projeto do nosso banco digital; lançamos oficialmente os cartões Banescard Visa, que já estão em ampla distribuição e utilização pela população capixaba; além das diversas ações estratégicas de concessão de crédito, com as melhores condições do mercado e também em prol da regularização financeira de nossos clientes. O excelente resultado do semestre é reflexo das ações executadas e do alto desempenho de toda a equipe Banestes. Estamos atentos às necessidades dos nossos clientes e a tendência é evoluirmos cada vez mais, conforme evidenciado no histórico sustentável de resultados do Banestes”, disse Casagrande.
O diretor de Relações com Investidores e Finanças do Banestes, Silvio Grillo, que conduziu a apresentação dos resultados contábeis do período, comentou os pontos de destaque que culminaram no resultado semestral histórico. “O resultado apurado deu-se, principalmente, em função de fatores como o avanço da prática de operações de alienação de títulos, maximizando o aproveitamento das oportunidades de mercado, além da manutenção da intensidade e o esforço na expansão da carteira de crédito (+21,8% em 12 meses). Destaco ainda o estreitamento do relacionamento junto à base de clientes, gerando mais benefícios e soluções mútuas, além da gestão da qualidade do crédito e da gestão dos custos operacionais. Outros pontos de destaque são o comportamento expansionista do juros/Selic, índices de inflação, a recuperação da atividade econômica local e a inadimplência. Dessa forma, a Margem Financeira Líquida do Banestes cresceu 33,0% e o Resultado Operacional expandiu 55,0%, comparado ao mesmo período de 2021, demonstrando resiliência e excelente capacidade de retenção de lucratividade na atividade comercial e operação bancária do Banestes”, enfatizou Silvio Grillo.
Neste segundo trimestre, foram destinados aos acionistas o valor de R$ 43 milhões a título de juros sobre capital próprio, acumulando no semestre o montante de R$ 63 milhões, o que representa a distribuição de 34,4% do lucro líquido acumulado.
O desempenho do Banestes se reflete em ganhos para a sociedade capixaba. Sob a forma de juros sobre capital próprio, destinamos R$ 58 milhões ao acionista controlador (Estado do Espírito Santo), valor este que retorna à sociedade capixaba, conforme as prioridades de investimentos definidas no orçamento estadual.
Números de destaque
O Faturamento totalizou R$ 1,4 bilhão (+145,0% em 12 meses e +23,9% em 3 meses) no segundo trimestre, acumulando no semestre R$ 2,5 bilhões, elevando-se 139,9%, comparado ao primeiro semestre de 2021. A Margem Financeira Líquida alcançou R$ 516 milhões no semestre, sendo 33,0% maior do que o mesmo período de 2021.
O Resultado Operacional atingiu R$ 288 milhões no semestre, aumento de 55,0% sobre a mesma comparação. No conceito recorrente, o Resultado Operacional apresentou um avanço ainda mais robusto (+62,2%). No acumulado do ano, o Índice de Eficiência Operacional foi de 46,8% e a Eficiência Operacional Ajustada ao Risco foi de 52,5%;
O Patrimônio Líquido atingiu R$ 1,9 bilhão, crescimentos de 8,8% contra o primeiro semestre de 2021 e 2,7% em relação a dezembro de 2021. A relação Patrimônio Líquido e Ativo Total foi de 5,2%. O Índice de Basileia alcançou 15,10% composto integralmente de capital nível I. A rentabilidade sobre o Patrimônio Líquido médio (ROE) foi de 17,1%, retorno recorde nos últimos anos, e o retorno sobre os Ativos Totais médios (ROA) de 0,9%.
O saldo dos Recursos de Terceiros Captados e Administrados somou R$ 41,9 bilhões, crescentes 18,7% em doze meses, e 12,1% contra a posição de dezembro de 2021. Com comportamento semelhante, os Recursos Aplicados (Ativo Total) registraram R$ 37,2 bilhões, avanços de 14,9% e 9,4%, respectivamente nas mesmas bases comparativas, influenciado pela posição financeira das operações de liquidez diária da tesouraria.
A Carteira de Crédito Ampliada atingiu o montante de R$ 10,7 bilhões em junho de 2022, maior 14,8% contra o primeiro semestre do ano anterior e superior 7,2% sobre a posição de dezembro de 2021. A Carteira de Crédito Comercial alcançou R$ 7,1 bilhões, crescendo 21,8% em doze meses e 10,8% no ano. A estratégia da Instituição prioriza carteiras com menor risco, utilizando adequada política de crédito.
A Inadimplência (> 90 dias) da Carteira de Crédito Ampliada encerrou junho de 2022 em 1,3%. A Inadimplência da Carteira de Crédito Comercial no período foi de 1,9%. As provisões para crédito geradas nos últimos doze meses representaram 1,3% do total da Carteira de Crédito Ampliada.
A Nota de Rating em escala nacional (moeda local) para risco de crédito medida pela Fitch Ratings avançou para AA-(bra) ante A+(bra), ambos com perspectiva estável, refletindo a visão da Fitch de que o banco manteve seu perfil financeiro, melhor que de seus pares, sustentado pela estabilidade e força dos indicadores de rentabilidade, capitalização, captação e liquidez.
Responsabilidade social, Investimentos, inovação e serviços digitais
O Banestes desenvolve em sua cultura organizacional os conceitos de Environmental, Social and Governance (Governança Ambiental, Social e Corporativa – ESG, na sigla em inglês), incorporando visões conectadas com os anseios dos stakeholders e da sociedade, buscando o constante desenvolvimento do seu papel nos âmbitos de governança corporativa, ambiental e responsabilidade social. Neste semestre, divulgamos a conquista do Selo GPTW, que categorizou o Banestes como uma empresa certificada como um Great Place to Work.
A Instituição ampliou, em 2022, sua atuação com carteiras de crédito específicas para o apoio às atividades produtivas, como linhas de crédito rural e microcrédito, instrumentos geradores de cidadania financeira. No apoio ao produtor rural capixaba, ampliou em 46,0% o volume de concessões na safra 2021-2022 comparada à safra 2020-2021, atendendo produtores da agricultura familiar e demais portes, promovendo desenvolvimento local com responsabilidade socioambiental.
O Banestes continuou apoiando as micro e pequenas empresas capixabas, disponibilizando somente nesse primeiro semestre quase de R$ 33 milhões em microcrédito. Além disso, concedeu cerca de R$ 7 milhões especificamente às mulheres empreendedoras capixabas, por meio das linhas “Microcrédito JUNTAS”, totalizando uma carteira ativa de R$ 107 milhões em microcrédito. Após alcançar o recorde histórico em 2021, com o maior volume de saldo de carteira ativa, o Banestes mantém sua relevância com as concessões de Microcrédito em 2022, que já se mostram 13,7% maior que o concedido no primeiro semestre de 2021.
De janeiro a junho de 2022, foi investida em Tecnologia da Informação e Comunicação a quantia de R$ 29 milhões, proporcionando melhorias nos serviços bancários, como a modernização de sistemas de informação, da infraestrutura de comunicação, da segurança da informação e da rede de autoatendimento.
No contexto da inovação, o Banestes lançou o Programa Desburocratiza, a fim de implementar melhorias nos processos de trabalho que impactam positivamente o relacionamento e o atendimento ao cliente. Existem frentes de inovação focadas na inteligência de dados para extrair informações e apoiar a tomada de decisão baseada no relacionamento com o cliente para melhor conhecê-lo e fortalecer a relação com o Banco e na Transformação Digital. Essas ações reforçam a conexão do Banestes com o movimento de inovação e também com o foco em gerar produtos e serviços que objetivam melhorar a experiência dos capixabas e fazer a diferença no crescimento das pessoas que vivem no Espírito Santo.
O Aplicativo Banestes registrou recorde de mais de 3 milhões de transações financeiras no mês de maio e crescimento de 17,0% na quantidade de transações no primeiro semestre de 2022. Os canais digitais (Internet Banking e Aplicativo Banestes) foram responsáveis por 21,8 milhões de transações financeiras no primeiro semestre de 2022. Analisando as transações totais, que incluem consultas de informações como extrato, o Aplicativo Banestes é o principal canal de transações para os clientes, alcançando mais de 58,8 milhões de transações no primeiro semestre de 2022.
Nesse semestre, ocorreu o lançamento oficial dos novos cartões Banescard Visa, frutos da parceria entre o Banestes e a empresa Visa, que viabilizou o embandeiramento do cartão de bandeira própria Banescard. A formalização da parceria aconteceu no final de 2020 e, após o período de execução operacional do projeto, os cartões Banescard Visa entraram em circulação e com aceitação em mais de 100 milhões de estabelecimentos comerciais, tanto físicos quanto on-line, em todos os estados brasileiros e também no exterior.
Em paralelo à substituição do Banescard, os cartões de crédito e débito Banestes Visa continuam crescendo em ritmo expressivo. No primeiro semestre de 2022, o número de transações em compras e saques de pessoas físicas e jurídicas expandiu 14,3% em relação ao mesmo período de 2021, resultando em aumento de 19,5% no faturamento e alcançando a cifra de R$ 1,0 bilhão no semestre.
Com o slogan “digital quando você quiser, ao seu lado sempre que você precisar”, o Banestes manteve à disposição de seus clientes e usuários, sua extensa rede de atendimento física, estando presente em todos os 78 municípios do Estado do Espírito Santo com no mínimo uma agência instalada. Ao todo, são 826 pontos de atendimento, compostos por 151 unidades de atendimento (entre agências e postos), 303 postos de atendimento eletrônico e 372 correspondentes Banesfácil.
Sobre o Banestes
O Banestes (B3: BEES3, BEES4), sociedade anônima de capital aberto e de economia mista criada em 1937, é um banco múltiplo controlado pelo Estado do Espírito Santo e um dos mais importantes agentes de crédito do Estado.
Em seu 85º ano de história, contribui decisivamente para o desenvolvimento socioeconômico local e compõe, com mais três empresas (Banestes Seguros S.A., Banestes Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários S.A. e Banestes Administradora, Corretora de Seguros, Previdência e Capitalização Ltda.), o Sistema Financeiro BANESTES.
Oferece um portfólio completo de soluções, produtos e serviços financeiros aos seus clientes e detém a maior rede bancária do Estado do Espírito Santo, com 825 pontos de atendimento no Estado do Espírito Santo e 01 ponto no Estado de São Paulo, sendo o único banco com agências em todos os 78 municípios capixabas.