Marcus Vinícius apresenta série de trabalhos em exposição individual na OÁ Galeria

Exposição Expansivos, de Marcus Vinícius, acontece no próximo dia 01 de outubro, das 19h às 21h, na OÁ Galeria, que fica na Avenida César Hilal, 1180 – Praia do Suá – Vitória/ES

A OÁ Galeria tem o prazer de apresentar a exposição Expansivos, do artista Marcus Vinícius (SP, 1963). A série iniciada em 2006 explora as propriedades expansivas do espaço pictórico por meio da cor e seus contrastes. As obras revelam uma jornada artística que começou na infância, com a influência de uma tradição familiar na marcenaria.

A série aprofunda a pesquisa do artista sobre o conceito de “Estrutura Quadro”, uma estrutura conceitual que parte de formas retangulares ou quadradas, preservando o caráter bidimensional da obra. As peças, construídas em MDF e pintadas com tinta acrílica, ganham um toque único com a inserção de vidros incolores de 3 mm pintados com esmalte de cura a frio, gerando uma interação entre a superfície opaca da pintura e o reflexo do vidro.

A exposição explora a fragmentação do plano através de uma estrutura modular, criando contrastes cromáticos e desafiando a simetria estável pela incorporação de reflexos e pela distribuição inteligente das cores. A robusta estrutura do quadro amarra a composição e impõe uma forte presença física, enquanto os vidros, ao refletirem o entorno, questionam o espaço e a cor que vemos, ampliando a percepção do observador.

Cada obra carrega uma força individual, criando a sensação de que o artista esgota todas as possibilidades visuais em cada uma delas, para logo em seguida se deparar com a necessidade de reinventar-se. A série Expansivos representa uma busca incessante por unidade e renovação da forma, onde cor, estrutura e espaço dialogam de maneira inovadora.

Sobre a OÁ Galeria

Inaugurada pela galerista Thais Hilal e com 17 anos de atuação, a OÁ surgiu motivada pelo desejo de valorizar, difundir e contribuir com a construção de um olhar sensível para a arte contemporânea. Sua atuação acompanha o desenvolvimento de artistas visuais e a difusão de suas obras em diferentes propostas e linguagens.

Sobre o artista:

Marcus Vinicius é licenciado em Artes Plásticas pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo e inicia sua participação em exposições no Brasil no início dos anos 1990. A partir da ideia de “Estrutura quadro”, conjunto de regras criadas por ele mesmo para guiar o seu processo de produção, Marcus Vinicius explora as propriedades de materiais e cores industriais. Seus quadros dialogam com o universo da indústria, sem, no entanto, estarem de todo entregues a ele. Regidos pela ordem da produção em série e das combinações

matemáticas, esses trabalhos podem se apresentar, inicialmente, impessoais e herméticos, mas, sob um olhar mais atento, revelam a complexa relação entre os seus elementos. Sua feitura é, desde o início, administrada por uma inteligência do sensível: as formas, combinações de cores e variação de materiais são cuidadosamente escolhidas e pensadas por Marcus Vinicius, que, em um tempo bem menos acelerado que o da indústria, os

articula na busca pelo ajuste de uma química interna do quadro. O vidro, por exemplo, é convocado por sua propriedade reflexiva e pela dúvida que seu efeito óptico pode gerar à visão do observador. Não se trata da transparência pura e simples, mas sim da opacidade, das artimanhas visuais. Por outro lado, o uso da tinta sobre madeira em cores tão frequentemente observadas no cotidiano da cidade criaria um terreno seguro para a visão estaríamos certos do que nosso olho vê –, mas o atrito entre cores distintas acaba por gerar alguma vertigem, terceiras cores que são percebidas só virtualmente. Marcus Vinicius está interessado pela pintura, por aquilo que pode acontecer no espaço bidimensional, mas também por aquilo que pode ser gerado na terceira dimensão. Não somente seus efeitos ópticos, mas suas experiências físicas, através dos suportes geométricos em madeira ou alumínio construídos por ele mesmo em sua oficina.

Participou de diversas exposições individuais e coletivas desde o início dos anos 1990, destacando-se: Instituto Figueiredo Ferraz, Ribeirão Preto, Brasil; MAC-USP – Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo, Brasil; Centro Cultural Maria Antônia, São Paulo, Brasil; Centro Cultural UFMG, Belo Horizonte, Brasil; Centro Cultural São Paulo, Brasil; Espaço Cultural Casa da Ribeira, Natal, Brasil; MARP – Museu de Arte de Ribeirão Preto, Brasil.

Serviço

Exposição: Expansivos, de Marcus Vinícius

Abertura: 01 de outubro, 3ª-feira, das 19h às 21h

Período: 02 de outubro a 06 de dezembro de 2024

Visitação: segunda a sexta (exceto feriados), das 10h às 19h

Local: OÁ Galeria – Av. César Hilal, 1180 – loja 9 – Praia do Suá – Vitória/ES

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *