Mulheres de Marataízes: guerreiras da vida

Mulheres de Marataízes também são homenageadas pelo Jornal Espírito Santo Notícias. Elas representam a força, determinação, coragem e sensibilidade

Todas as cidades, em todo país, ou em qualquer distrito ainda que longínquo, elas existem e fazem a diferença. São mulheres que arregaçaram as mangas, viraram a página nas suas histórias e hoje são merecedoras de aplausos, medalhas, Oscar e homenagens. Mulheres que muita das vezes venceram o medo, quebraram paradigmas e marcaram a sua trajetória. Em Marataízes, o Espírito Santo Notícias, através do jornalista/ cronista José Rubens Brumana, conversou com algumas dessas inesquecíveis mulheres.

 

 

Do Timbó

 

TOMAZI PEREIRA – Conhecida em toda região do Timbó e adjacências como Dona Tomazinha, essa senhora de 102 anos, ainda lúcida, foi mãe de 13 filhos e nasceu em Brejo dos Patos, tendo como pai o Sr.Manoel Marcelino Ramos. Dona Tomazinha, foi uma mulher que durante toda sua vida labutou na lavoura de abacaxi e mandioca junto ao marido Juventino, e sempre era procurada pelas pessoas como benzedeira e para receitas de  remédios feitos à base de ervas que ela cultivava em seu próprio quintal.

Dona Tomazinha, também ajudou muitas mulheres a dar a luz aos seus filhos, pois comentou que quando as parteiras chegavam, as crianças já haviam nascido pelas suas mãos. Durante a curta conversa, pois ela não gosta de barulho nem de fotografias, ela se lembrou de uma reza que diz assim: “São Bartolomeu me disse que eu dormisse sossegada, pois eu estaria livre por quem teve as mãos furadas. Mas é preciso crer na luz, é preciso crer na cruz, é preciso crer na mãe que ganhou Jesus”. Uma tarde muito agradável ao lado de uma senhora que é dona de uma história de vida maravilhosa.

 

Da Lagoa do Siri

Maria Ferreira
MARIA FERREIRA – nascida na Lagoa do Siri, município de Marataízes, mãe de 13 filhos, até hoje, aos 84 anos,  trabalha vendendo abacaxi aos frequentadores da Lagoa.

MAGNÓLIA MARVILA – nascida no Dia Internacional da Mulher, 08 de março, Magnólia é a maga do Jambalaia, prato delicioso preparado com frutos do mar e banana da terra.

Mganólia

CACILDA MARVILA DE OLIVEIRA – 76 anos, mulher que incentivou suas filhas a serem as primeiras a fazerem faculdade na região, numa época em que as pessoas que moravam na roça não tinham acesso a um curso superior.

dona Cacilda

Santa Rita

EUNICE DE JESUS OLIVEIRA – 67 anos, líder comunitária do bairro Santa Rita II, organiza o “Arraial da Buraca” há 22 anos e prepara um delicioso sopão que é servido aos que dele necessitam.

Dona Eunice

Protetoras da APAMAR, são mulheres abnegadas que dedicam parte do seu tempo para cuidar, proteger e dar uma vida digna àqueles seres indefesos que são maltratados e abandonados pela sociedade.

Protetora dos animais

Valéria Guiar – Líder artesã e empreendedora por vocação, Coordenadora da Casa dos Artesãos de Marataízes.

valéria

Tratada carinhosamente como Dona Caçula, essa senhora tornou-se referência na comunidade pesqueira do Pontal. Vendedora de camarão descascado, é uma líder comunitária na acepção da palavra.

caçula

Dona Eunice e Ivilisi Soares Azevedo – Psicóloga, ambientalista e historiadora. Faz trabalhos voluntários com palestras e assistência a dependentes de drogas.

Ivilise

Heloisa Valli Bittencourt – Educadora e diretora do mais conhecido educandário de Marataízes, a Escola Estadual Domingos José Martins.

Heloisa Valli Bittencourt

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *