MULHERES: Feira Dandaras abre ações do Julho das Pretas

Assembleia Legislativa promove atividades no mês dedicado ao debate e reflexão sobre a desigualdade de gênero e raça

Doces, turbantes, ecobags, crochês e artesanatos diversos estão à venda na Feira Dandaras, aberta nesta segunda-feira (1º) e que segue até sexta (5) no térreo da Assembleia Legislativa (Ales). A iniciativa, organizada pela Procuradoria Especial da Mulher da Casa, está inserida nas comemorações do Julho das Pretas, que busca fortalecer e dar visibilidade às mulheres negras.

Segundo a supervisora da Procuradoria Especial da Mulher, Marilene Pereira, além de quebrar paradigmas impostos socialmente, a atividade possibilita que a população negra ocupe o espaço que é de todos.

“Hoje nós temos quatro deputadas, nem todas são negras, a população negra não adentra aqui nesse estado de poder. A feira tem recorte de gênero e raça, e com esse recorte nós damos visibilidade às mulheres negras”, explica Marilene. 

Um dos estandes é da Bem Afro. Criada em 2020, a loja de acessórios e moda afro tem o objetivo de quebrar preconceitos. “Nosso produto é para todos. Muitas pessoas que não são pretas gostam e se identificam com os nossos produtos e querem usar. E aí fica aquela coisa de não ser uma pessoa preta e não poder usar. Acho que a partir do momento que outras pessoas também passam a usar elas veem que é uma coisa que é para todo mundo, e não específico. É para gente ser representada por todos”, relata a empreendedora e expositora Dilma Silva de Oliveira.

O Julho das Pretas é uma ação política coletiva e autônoma de âmbito nacional que abrange as diversas esferas da sociedade e ocorre no mês em que é celebrado o Dia Internacional da Mulher Negra Afro Latina Americana e Caribenha (25 de julho).

Além da Feira Dandaras, outras atividades devem ser realizadas em alusão ao movimento. Nesta terça-feira (2), das 13 às 15 horas, está previsto o lançamento da Marcha das Mulheres Negras de 2025: Por Reparação e Pelo Bem Viver.

Serviço:

Feira Dandaras – 1º a 5 de julho, das 9 às 17 horas 
Local: Térreo da Assembleia Legislativa 

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *