No Sofá com Luciana Maximo, alunos entrevistam a jornalista no Manoel dos Santos Pedroza
Luciana trocou de lugar desta vez, foi ela a entrevistada e os alunos, os entrevistadores repórteres.
Uma aula bem diferente chamou atenção dos alunos dos 4º e 5º anos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Manoel dos Santos Pedroza, no bairro Niterói, em Piúma, na tarde desta quarta-feira, 06. Gêneros Textuais – Notícia & Jornalismo.
As professoras de Língua Portuguesa, Viviane Pontes, Elisangela Ribeiro e as assistentes de sala Vanderleia Adami Nascimento Apoim e Raylla Campi planejaram juntas o projeto: No Sofá com Luciana Maximo e trabalharam o conteúdo Gênero Textual: Notícia & Jornalismo.
Nas salas de aula várias atividades foram realizadas anteriormente onde os alunos aprenderam o que é notícia, estrutura do texto jornalístico, foto, manchete, como surge a notícia e nesta quarta, a convidada foi a jornalista Luciana Maximo, do Jornal Espírito Santo Notícias que foi à escola participar de uma entrevista especial.
Os professores montaram um cenário com os alunos com sofá, cameraman, mesa com água e microfones, tudo para entrevistar Luciana Maximo que respondeu a todas as perguntas com muito bom humor. Entre as perguntas, como se deu a entrada dela para o jornalismo, por que o jornalismo, quais os desafios da profissão, a importância da leitura para a escrita entre outras.
“Foi incrível ver aquele monte de alunos prestando atenção, e batendo palmas. Senti-me muito honrada e grata por ter sido escolhida para contar a minha história. lembrei de meu primeiro texto publicado no jornal, falei para eles o que significa o jornal na minha vida, que nada mais é do que a voz de todos. Amei a proposta dos professores e fiquei encantada com o nível do trabalho e a dinâmica dos alunos entrevistadores. De fato, eles aprenderam muito bem, a entrevistar principalmente”, frisou Luciana Maximo.
Atualmente, os maiores desafios é conviver com as fake News tendo de apurar toda informação que chega, lidar com a velocidade dos fatos e não perder nenhum lance. “É não ter horário de almoço, precisar levantar a qualquer hora da noite, perder o natal com a família e ano novo, se for o caso, mas não deixar de alimentar as redes e não perder o furo da notícia. Estes são alguns dos quesitos que fazem com que o jornal hoje tenha quase 90 mil seguidores no Instagram e mais de 90 mil no facebook’, assegurou Maximo.
Para Viviane, professora envolvida no projeto e que fez o convite a Luciana para ir à escola nesta quarta, foi muito positivo, desde o projeto quanto a presença da jornalista. “Foi maravilhoso, todos amaram, se emocionaram, perfeito. Nota 10. Precisamos de mais momentos como esse. Experiência única para nossos alunos”, afirmou a professora.
Luciana agradeceu o convite e no final autografou as camisas dos alunos mais empolgados. “Foi o máximo”.