Núcleo Margaridas: Estado conta com seis Núcleos de Atendimento às Mulheres em Situação de Violência
Com o objetivo de efetivar o Plano Estadual de Políticas para as Mulheres, o Governo do Estado finalizou a implementação de seis Núcleos de Referência de Atendimento às Mulheres em Situação de Violência (Núcleo Margaridas) em municípios no interior do Espírito Santo. A iniciativa também atende ao Pacto Estadual pelo Enfrentamento à Violência Contra as Mulheres.
O Núcleo Margaridas Microrregião Central Serrana foi o primeiro a ser inaugurado. Está localizado no município de Santa Maria de Jetibá, também atendendo aos municípios de Itaguaçu, Itarana, Santa Teresa e Santa Leopoldina.
As demais microrregiões contempladas foram Litoral Sul, Sudoeste Serrana, Caparaó, Noroeste e Centro Oeste. Os equipamentos foram implementados nos municípios de Anchieta, Afonso Cláudio, Alegre, Nova Venécia e Colatina, respectivamente.
O projeto do Estado visa a providenciar meios para o combate à violência contra as mulheres nos municípios, por meio do atendimento psicossocial e jurídico às mulheres em situação de violência, além da articulação da rede de serviços nos municípios.
“Os Núcleos contam com um corpo técnico composto por advogado, assistente social, psicólogo e educador social, visando a oferecer acompanhamento psicossocial e jurídico às mulheres em situação de violência na região, com atendimento humanizado e acolhimento qualificado. Também teremos quatro Centros de Referência, que serão equipamentos maiores e que atualmente estão em fase de implementação”, explicou a secretária de Estado de Direitos Humanos, Nara Borgo.
Os Núcleos também acompanham e monitoram com os órgãos de Segurança Pública e Justiça, a responsabilização do agressor.
Além do atendimento e suporte às mulheres, o Núcleo Margaridas elabora e desenvolve campanhas e atividades educativas voltadas à prevenção e erradicação da violência contra a mulher. Outro objetivo é manter atualizado o banco de dados sobre os tipos de violência e demais dados psicossociais, jurídicos e econômicos, que possibilitem a análise do fenômeno da violência contra a mulher, subsidiando gestores responsáveis pela implementação da política de prevenção e enfrentamento a esse tipo de violência.
“A implantação dos Núcleos é um marco histórico. É a concretização de uma política pública necessária ao enfrentamento à violência contra as mulheres no Espírito Santo. Trata-se de uma ação prevista no Pacto Estadual pelo enfrentamento à violência contra as mulheres”, explicou a gerente de Políticas Públicas para Mulheres, Bernardete Baltazar.
Centros de Referência
Em breve, o Espírito Santo também contará com quatro Centros de Referência de Atendimento às Mulheres em Situação de Violência (Centros Margaridas), nos seguintes municípios: Cariacica, Cachoeiro de Itapemirim, São Mateus e Linhares.
Confira onde estão os Núcleos:
Microrregião Central Serrana:
Onde está implantado: Santa Maria de Jetibá
Municípios que o Núcleo atende: Itaguaçu, Itarana, Santa Maria de Jetibá, Santa Teresa e Santa Leopoldina.
Microrregião Litoral Sul:
Onde está implantado: Anchieta
Municípios que o Núcleo atende: Alfredo Chaves, Anchieta, Iconha, Itapemirim, Marataízes e Piúma.
Microrregião Sudoeste Serrana:
Onde está implantado: Afonso Cláudio
Municípios que o Núcleo atende: Afonso Cláudio, Brejetuba, Conceição do Castelo, Domingos Martins, Laranja da Terra, Marechal Floriano e Venda Nova do Imigrante.
Microrregião Caparaó:
Onde está implantado: Alegre
Municípios que o Núcleo atende: Divino de São Lourenço, Dores do Rio Preto, Guaçuí, Ibitirama, Muniz Freire, Irupi, São José do Calçado, Alegre, Bom Jesus do Norte, Ibatiba, Jerônimo Monteiro e Iúna.
Microrregião Noroeste:
Onde está implantado: Nova Venécia
Municípios que o Núcleo atende: Águia Branca, Barra de São Francisco, Ecoporanga, Mantenópolis, Nova Venécia e Vila Pavão.
Microrregião Centro Oeste:
Onde está implantado: Colatina
Municípios que o Núcleo atende: Alto Rio Novo, Baixo Guandu, Colatina, Pancas, Governador Lindenberg, Marilândia, São Domingos do Norte, São Gabriel da Palha, Vila Valério e São Roque do Canaã.