Operação Alestorm: Polícia investiga organização criminosa de Vila Velha
Durante a ação, três suspeitos foram detidos.
A Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), por meio da Superintendência de Polícia Especializada (SPE), deflagrou, na madrugada desta quinta-feira (20), a Operação “Alestorm”, com o objetivo de investigar a organização criminosa autodenominada ‘Tropa do pirata’, ligada ao Primeiro Comando de Vitória (PCV). Durante a ação, três suspeitos, dois de 19 anos e um de 23, foram detidos. Também foram apreendidos um aparelho celular, R$ 388,00 em espécie e drogas.
Foram cumpridos 40 mandados de busca e apreensão nos municípios de Cariacica, Serra e Vila Velha. Participaram da ação cerca de 70 policiais do Centro de Inteligência e Análise Telemática (Ciat), Departamento Especializado de Homicídios e Proteção à Pessoa (DEHPP), Departamento Especializado em Narcóticos (Denarc), Departamento Especializado em Investigações Criminais (Deic), e da Divisão Especializada de Furto e Roubo de Veículos (DFRV).
O foco da operação foram os bairros Ilha da Conceição, Ilha das Flores, Zumbi dos Palmares e Ataíde. Segundo as investigações, a região dos bairros Ataíde e Ilha da Conceição, na Grande Santa Rita, está enfrentando conflitos entre duas facções criminosas, que disputam o controle da venda de drogas na área.
“O Terceiro Comando Puro é uma facção extremamente influente na região da Grande Santa Rita. Com uma liderança consolidada, já domina diversos bairros, incluindo aqueles como Ataíde, onde ainda há resistência ao seu avanço. Essa oposição tem resultado em numerosas mortes e conflitos armados, demandando uma investigação contínua por parte da polícia para identificar e deter traficantes locais”, disse o adjunto do Centro de Inteligência e Análise Telemática (CIAT), delegado Alan Moreno de Andrade.
Segundo o delegado, o objetivo principal da operação era investigar e prender esses indivíduos, buscando restaurar a paz na região. “Residentes inocentes têm sido inadvertidamente afetados por tiroteios e balas perdidas, criando um ambiente de insegurança. A operação de hoje certamente visa mitigar essa situação bélica e esperamos que as condições voltem à normalidade em breve”, disse Andrade.
Durante a operação, três pessoas foram presas, entre elas um homem identificado como irmão do Jarley da Silva Possé Júnior, de 26 anos, gerente do tráfico de drogas nos bairros de Ilha da Conceição e Ataíde, em Vila Velha. Ele foi detido no dia 19 de julho do ano passado por tentativa de homicídio contra um policial civil em Ataíde. A bala quase atingiu o pescoço do policial, atravessando o vidro do carro, o banco traseiro e parando apenas no cinto de segurança do motorista.
“Jarley confessou o crime, alegando ter confundido a viatura policial com um veículo dos inimigos do Terceiro Comando Puro que estavam atacando a região. Ele foi preso em flagrante por envolvimento com drogas, sendo o irmão dele ativo no tráfico local.”
Os detidos foram encaminhados ao Departamento Especializado de Homicídios e Proteção à Pessoa (DEHPP), para as providências de praxe.
Operação Alestorm: A operação faz referência a uma banda de metal escocesa conhecida por sua temática de história de piratas e, a investigação da operação se refere a uma organização criminosa “Tropa do Pirata”.