OPERAÇÃO COSUD 2.950 PMs intensificam as ações de combate ao crime organizado no estado
Ao final da operação, na próxima semana, os resultados serão divulgados por todos os estados.
A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp) realiza, em todas as regiões do Espírito Santo, a Operação Cosud. O objetivo é intensificar as ações de combate ao crime organizado, com foco em ações ostensivas contra o tráfico de drogas, armas, furto e roubo de cargas e veículos. Há também a integração entre as forças de segurança para atuação nas áreas de divisa com o Rio de Janeiro e Minas Gerais. Mais de 3 mil policiais capixabas participam das incursões.
De acordo com o secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, Eugênio Ricas, o objetivo é integrar esforços contra a criminalidade entre os estados que compõem o Consórcio de Integração Sul e Sudeste. Ou seja, a operação também acontece, simultaneamente, no Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Paraná e Santa Catarina, além do Mato Grosso do Sul, que foi convidado a compor.
“Nosso objetivo é mostrar que estamos unidos no combate à criminalidade. São ações de cumprimento de mandados de prisão, de busca e apreensão, operações ostensivas em todas as regiões do Estado e um foco especial nas áreas de divisa com Rio de Janeiro e Minas Gerais, com a cooperação com as forças policiais desses estados. Não tem como fazer segurança pública melhor sem essa integração entre as regiões e estados”, afirmou Ricas.
Ao todo, 2.950 policiais militares e 70 policiais civis divididos entre os dias 08 e 12 de maio e nas cinco regiões do Estado, integram o efetivo empregado nas ações. Nesta quinta-feira (09), integrantes da PMES, PCES e Polícia Penal se reúnem, na Praça do Papa, em Vitória, às 17h, para dar início a uma série de ações ostensivas que ocorrerão no decorrer da noite, em todos os municípios da Grande Vitória. Serão feitos pontos de bloqueio, abordagens, averiguação de suspeitos, entre outras atividades.