OPINIÃO: Paulo decola, descola ou cola
O texto que segue é um Artigo de Opinião da jornalista Luciana Maximo, não se trata de Reportagem, nem de notícia. Você também pode emitir a sua opinião, o espaço está aberto
Paulo nem sentou já está colado na cadeira? Cola, decola ou descola? É brincadeirinha para abrirmos esta deslavada crônica não policial. Apenas alguns questionamentos de uma pseudojornalista, como dizem os seus inimigos do realise.
Paulo Cola, já se passam 23 dias, por coincidência o número clicado nas urnas 4.161 vezes, te dando 32,70 % dos votos, ficando acima do veterano tetracampeão derrotado com 25 votos. Que vitória emocionante!
Pois bem, Cola, vamos falar sério que a campanha acabou no dia 15 de novembro. Temos alguns assuntos que precisamos noticiar.
Afinal de contas: como anda a transição? O time já está escalado? Ou estão todos em Búzios? Quem são os membros que farão parte? Já começaram os trabalhos? Começaram quando? Tem auditoria?
E a pandemia? Como pretende enfrentar esta realidade que parece não assustar o piumense, que atende com máscaras nos queixos em alguns comércios, que lota bares e estão todos na expectativa de um verão próspero para compensar as perdas?
Tem nome para nos apresentar para gerir a Saúde? Podemos conversar para saber qual será a estratégia que pretende adotar para receber no nosso pequeno Hospital um número inesperado de pacientes que, certamente conta os dias para pegar a estrada e vir mergulhar no nosso mar?
E agora, José? Quero dizer, Cola. Como pretende fazer com aquele servidor que tem lado? Não sei qual será a estratégia para fazer o processo andar… Os que viajam, os que fazem academia em pleno horário de expediente, os que usam o carro alugado para passear no shopping ou tirar umazinha numa praia deserta, ou fazer papel de uber a um amigo com a cara cheia… Cacetete e arma na cintura com direito a continência?
Gostaria muito de saber como andam as perspectivas. Os ambulantes estão ansiosos para colocar o carrinho na rua. Tem os que não sabem nadar que arriscam mergulhar na Praia mais erótica do Brasil. E os guarda-vidas? Quem contrata é a gestão atual? Que parece já ter anunciado não haver nada nem na virada, que dirá no carnaval… Tem ainda gestão atual?
É, Paulo, mesmo que não tenha trio, nem mesmo uma vaca cheia de pinga para alegrar quem espera o ano todo a festa profana, há aqueles que bebem e precisam esvaziar a bexiga. Os banheiros químicos: ficam com esta gestão que abandonou obras e a orla sem nenhuma explicação?
Meu Deus, Cola, decola que é o que queremos e torcemos. Pode nos adiantar o plano para a segurança? Ou teremos as entradas fechadas para os visitantes? O trânsito fluirá para os que usam nossa linda cidade como dormitório e pela manhã precisam se deslocar aos balneários mais bem preparados para recebê-los?
Posso imaginar que a sua paz deve estar por um fio em meio a tantas decisões, escolhas, conselhos, pedidos e questionamentos de uma jornalista que sempre abriu as portas a Vossa Excelência. “Tenho medo quando sua metralhadora se virar contra mim”. Penso que já li uma mensagem semelhante a esta.
Descola, Cola, o verão está de cara. Faltam poucos dias para a estação mais quente. Tempo que o lixo dobra na cidade e os porcos humanos jogam tudo pela areia da praia: de garrafas a camisinha.
E a volta às aulas? Creio que com Mara à frente tem mais que meio caminho andado. Descolada a nova secretária, dialoga bem e já saiu na frente. Só precisa dar um toque à turma da licitação para que o edital da compra da agricultura familiar contemple as nossas frutas, pois os pés ficam pesados de tantos frutos. A nossa Cooperativa precisa vender e a nossa fábrica na divisa tem preços melhores que a cara graviola de outras terras.
E a pergunta que não quer calar: no debate disseste que as aulas devem voltar, pois lugar de criança é na escola. Teremos distanciamentos nas salas de aula, álcool e gel na entrada e máscaras para todos? O grupo de risco mudou…
Como ficará a questão dos DT’s? É com esta gestão que vamos saber? Ninguém comunica nada, nada. Não sei nem quem é o vosso assessor para encaminhar as perguntas por e-mail. E se a Prefeitura ainda tem este serviço…
E quanto à orla, o que podemos dizer? E se vierem as enchentes, o Canal de Itaputanga? É, Cola, acho que arrumou problemas demais para buscar soluções. O time tem de ter sintonia, com pouca vaidade e com disposição para os desafios, críticas e elogios.
Quero que saiba que eu tô muito na torcida, quero que Piúma esteja nos trilhos certos e a mudança já é visível quando pede opiniões e aceita curriculuns.
Eu quero noticiar, informar e somar, pois já sofremos demais com arrogância, dissimulação, perseguição e subestimação. Todos os dias a gente dialoga com a população. Desculpe a rima pobre. Paulo decola, descola ou Cola?