Publicidade

Os movimentos do Rio Jucu e do Congo são temas de filme experimental com bailarinos capixabas

O documentário será exibido de forma gratuita em Cachoeiro de Itapemirim no dia 6 de setembro

Abayomi, Gracielle Monteiro e Jordan Fernandes mostram toda a poética, energia e dinâmica que acompanham o curso do Rio Jucu no curta-metragem “Corpo-Jucu”, que estreia no dia 6 de setembro (sexta-feira), às 20 horas, no Centro Cultural Luz Del Fuego, em Cachoeiro de Itapemirim. A entrada do evento é gratuita e o projeto conta com apoio do Edital de Artes Cênicas da Secretaria de Cultura do Espírito Santo.

O projeto teve início em março de 2024, quando os três artistas da dança participaram de uma Residência Artística, na Barra do Jucu. Dessas pesquisas e experimentações, resultou o documentário “Corpo-Jucu” que aborda a presença do Rio Jucu como um ser ancestral. 

O Diretor Geral do projeto, o artista e coreógrafo Weber Cooper, explica que o projeto tem como base os estudos em Ecoperformance e o Congo Capixaba. “O rio Jucu é um ser ancestral com o qual estamos profundamente conectados. Somos rio! Nos afetamos por sua presença, corporificando estados sensíveis, sutis e em transformação”, completa Weber Cooper, que ministrou as oficinas sobre  Ecoperformance. 

Já os Estudos sobre o Congo Capixaba foram mediados por Marina Vieira Sampaio, filha de Dona Dorinha, da tradicional banda de congo Tambor Jacaranema. As práticas envolveram dança e musicalidade e tiveram como objetivo investigar este ritmo capixaba para a construção de presença.

Plano de fundo do filme e também personagem principal, o  rio Jucu é principal curso d’água de Vila Velha e da região metropolitana de Vitória, responsável pelo abastecimento de 25% do estado. Sua bacia hidrográfica está situada nos municípios de Domingos Martins e Marechal Floriano e parte dos municípios de Viana, Vila Velha, Cariacica e Guarapari.

Lançamento documentário “Corpo-Jucu”

Data: 06 de setembro (sexta-feira)

Hora: 20h

Local: Centro Cultural Luz Del Fuego (R. Newton Prado, 19 – Ibitiquara, Cachoeiro de Itapemirim – ES, 29307-270)

ENTRADA GRATUITA 

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *